Hospital de Rio Preto realiza treinamento de técnicas para tratamentos endovasculares com simulador

Na última sexta-feira (3) médicos e residentes da Hemodinâmica do Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP) finalizaram um treinamento para tratamentos endovasculares de pacientes em um simulador. A ação aconteceu em parceria com a Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstico e Terapêutica (SBNR), com o acompanhamento da simulação em tempo real pelo preceptor da Sociedade, o neurointervencionista Dr. Carlos Clayton Macedo de Freitas.

Para a Dra. Raquel Trovo Hidalgo, a técnica de simulação é inovadora e permite aos residentes uma curva de aprendizado mais rápida. “Existe um pré-teste antes do residente iniciar a simulação. Após uma semana de prática de diversos casos clínicos, existe um pós-teste. Com isso, é possível verificar como o profissional estava antes e depois da prática, sendo possível, por exemplo, diminuir a quantidade de contraste aplicada no paciente, menor radiação, além de diminuir possíveis complicações durante o procedimento”, afirmou Dra. Raquel.

Já o Dr. Crescêncio Centola acredita que esse seja o futuro da neurointervenção com possibilidade de simular os casos antes mesmo do tratamento efetivo do paciente. “Através de dados do exame diagnóstico do paciente será possível simular as dificuldades que iremos enfrentar, quais são os materiais mais adequados, como deverá ser o manuseio, etc. Por isso é tão importante este treinamento com nossos residentes, para que possam fazer procedimentos que muitas vezes eles não fariam no dia a dia por conta da dificuldade ou até mesmo da urgência de alguns casos”, disse Dr. Crescêncio.

O simulador é usado para treinamento em situações de AVC, aneurismas cerebrais e cateterismo de casos difíceis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.