Hospital de Clínicas do Ingá recebe selo PlaneTree

O Hospital de Clínicas do Ingá (RJ) está mudando seu posicionamento e acaba de aderir ao selo PlaneTree, metodologia norte-americana que orienta suas atividades através do carinho, da empatia e do respeito ao próximo.

O processo teve início em agosto e tem a finalidade de criar e manter a cultura de atendimento humanizado preconizada pelo hospital. O responsável por idealizar o Planetree no hospital, Doutor Luiz Otávio Nazar, diretor do HCI, esclarece que nos próximos dois anos, aproximadamente 85% de toda equipe multidisciplinar e pacientes irão se reunir para levantar dados, identificar oportunidades, sugerir melhorias, avaliar informações e fazer cumprir as ações que compreendem as 10 especificações para a conquista da certificação.

Para acompanhar a implantação do projeto foi montado um comitê com a participação de seis gestores de áreas específicas, tendo como coordenador, Fabio Motta – Enfermeiro Gestor de assistência.

O Planetree Brasil funciona desde 2012, com escritório no Hospital Israelita Albert Einstein, única instituição credenciada e reconhecida a abordar a metodologia nos países de língua portuguesa por meio da implementação do Programa de Certificação do Cuidado Centrado na Pessoa.

O objetivo principal é inserir o paciente como parte central dos cuidados médicos e dessa forma, concretizar esse tipo de estratégia na gestão a obter os melhores resultados para pacientes, familiares, colaboradores e gestores.

Desse modo, o Planetree está sendo implementado no HCI a fim de desenvolver o hospital e sua equipe multidisciplinar com mais de 450 colaboradores.

“Para cuidar da saúde das pessoas, cada funcionário tem um papel fundamental na hora que nossos pacientes nos procuram. Queremos nos desenvolver e nos tornarmos uma referência, não só pela nossa estrutura, mas principalmente pelo acolhimento e fator humano das pessoas que fazem parte desta história. É uma certificação muito importante para nós e após dois anos, o hospital receberá o selo internacional de qualificação no atendimento centrado no paciente – humanização”, explica Fábio Mota, enfermeiro gestor e coordenador do Projeto PlaneTree.

Modelo Planetree

O modelo consiste em apoiar instituições a empregar todo seu potencial na estratégia com pessoas, independente da extensão da estrutura operacional para atingir a excelência, a qualidade e a segurança no cuidado.

Ainda que tenha sido criada há mais de 40 anos, só existem 23 hospitais no mundo que conseguem contemplar as 10 especificações para a certificação Planetree. São elas: interação humana; apoio da família, amigos e grupo social; acesso a informações como forma de aumentar a participação dos pacientes; alimentação e nutrição; artes e diversão; ambientes de cura através da arquitetura; terapias complementares; toque humano; espiritualidade – a importância dos Recursos Internos e comunidades saudáveis – como expandir as fronteiras dos serviços de saúde.

Direção do HCI presenteia gestores com livros para multiplicar os valores da instituição

Equipe de Gestores multidisciplinar do HCI recebem o livro como parte do projeto de restruturação do hospital

São os pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Quando envolve pessoas então, a motivação funciona como uma espécie de combustível. Pensando em apresentar uma nova estrutura física e pessoal à sociedade niteroiense, a direção do Hospital de Clínicas do Ingá está presenteando seus gestores com o livro ‘O Novo Poder’, dos autores Henry Timms e Jeremy Heimans. Representando uma potência na área médica no Estado do Rio de Janeiro e desde o último ano, o hospital vem expandindo as suas áreas de atuação em tecnologia, inovação, capacitação e humanização.

“A leitura do livro proporciona o conhecimento e o reconhecimento de cada gestor neste mundo conectado, e reconectá-lo com o que há de mais importante: os liderados, pacientes, família e médicos, que alimentam a estrutura da instituição”, disse Doutor Luiz Otávio Nazar, diretor do HCI.

O Hospital de Clínicas do Ingá foi fundado em 1968 e almejando um atendimento de excelência, com uma nova visão em conceito de atendimento médico-hospitalar, é o primeiro hospital de Niterói a participar do PlaneTree, metodologia de humanização centrada no paciente cujo projeto tem como sede o Hospital Israelita Albert Einstein.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.