Hospital promove Mutirão de Ultrassonografia para normalizar filas de espera provocadas pela pandemia

No início do mês de abril, o Hospital de Cubatão (SP), administrado pela Fundação São Francisco Xavier, iniciou o Mutirão de Ultrassonografia. O serviço foi contratado pela Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Saúde. A previsão, até o momento, é que mais de 1.300 pacientes sejam atendidos, entre os meses de abril e maio.

Na unidade, estão sendo feitos exames ginecológicos, de medicina interna (como abdômen total, vias urinárias, tireoide e articulações) e vasculares. “Por causa da pandemia, por alguns meses atendemos apenas gestantes em pré-natal, pacientes oncológicos, de urgência, emergência e pacientes internos. Estamos muito felizes de promover esse mutirão. Significa que a rotina está voltando ao normal e é um alívio para toda a população”, conta a supervisora do Centro de Diagnóstico por Imagem do HC, Tatiane Vallim de França.

Para efetuar o mutirão, a unidade planejou uma completa estrutura de atendimento, fornecendo o resultado ao paciente imediatamente após a realização do procedimento. Os participantes são encaminhados pelas unidades de saúde do município, que já haviam agendado exames de ultrassonografia no HC até o mês de setembro deste ano. Toda a agenda foi antecipada.

A auxiliar de enfermagem Tatiana Augusta Sousa Santos, tinha ultrassonografia de abdômen marcada apenas para o final de junho e foi beneficiada pelo mutirão. “Meu pai teve cistos no fígado e eu estava preocupada em ter também. Se não fosse esse mutirão, eu teria que esperar cinco meses para realizar o exame. Mas agora vi que está tudo bem. Estou muito feliz!”, celebra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.