Hospital do GRAACC alerta para queda no estoque de sangue

Pandemia, distanciamento social e a chegada do inverno. Estes são alguns dos fatores que desestimularam a população a procurar por Bancos de Sangue e doar sangue. O cenário que já era considerado preocupante por conta da pandemia do novo Coronavírus, pode ser ainda pior com o frio. A queda no estoque geral nos bancos de sangue chega a 40%, e, para os negativos, a situação é ainda mais alarmante: chega a 70% do ideal.

No Hospital do GRAACC, referência no tratamento do câncer infantojuvenil, por exemplo, os pacientes apresentam grande demanda transfusional. Mensalmente são realizadas cerca de 400 transfusões de sangue, o que corresponde ao consumo de 850 a 900 unidades de hemocomponentes, que são produtos derivados do fracionamento do sangue total em: concentrados de hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado. Cerca de 70% das transfusões sanguíneas ocorrem em pacientes internados os outros 30% ambulatoriais.

“Este suporte hematológico é muito importante e fundamental em pacientes com câncer. Isso ocorre porque a medula óssea, que é onde são produzidas as células sanguíneas, é extremamente comprometida pelo tratamento ao qual são submetidos, o que leva à anemia, risco de sangramento e risco infeccioso durante este período”, explica Dra. Paula Guedes, médica responsável pelo serviço de Hemoterapia do GRAACC.

Segurança em tempos de Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde atualizaram os critérios de doação de sangue em todo o país. Os hemocentros passaram a seguir medidas mais rígidas e restritivas para garantir a segurança dos doadores e mitigar os riscos de contágio de Covid-19. No entanto, vale ressaltar que os candidatos que apresentarem infecção são considerados inaptos por um período de 30 dias, após recuperação clínica completa. Já aqueles que foram vacinados podem doar 48 horas após cada dose (vacina Coronavac, da Sinovac/Butantan); e 7 dias após cada dose (vacina Oxford, da AstraZeneca/Fiocruz/Pfizer).*

* Critério adotado segundo Informe Técnico do Ministério da Saúde de 23/1/2021.

Para doar sangue ao Hospital do GRAACC, identifique a unidade de coleta da Colsan (Sociedade Beneficente de Coleta de Sangue) mais próxima da sua casa. A doação é um procedimento rápido e seguro.

Saiba como e onde doar em graacc.org.br/doacaodesangue e www.colsan.org.br/site/doador/locais-para-doacao-de-sangue.html.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.