Hospital Dona Helena amplia área cirúrgica em pediatria e apresenta casos de sucesso

Com o propósito de oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e integral, o Hospital Dona Helena, de Joinville (SC), ampliou o serviço de cirurgia pediátrica, com o objetivo de se tornar referência nesta especialidade em Santa Catarina. Seguindo o seu planejamento estratégico, a instituição recentemente ampliou o número de cirurgiões neste setor — agora, o hospital oferece tratamento especializado para todas as subáreas da cirurgia pediátrica. A medida evita que crianças tenham que procurar tratamentos médicos fora do Estado.

“Como o cirurgião pediátrico é um profissional mais restrito no mercado, a maioria das cidades possuem equipes pequenas. Há uma gama de patologias e diferentes complexidades a serem atendidas e apenas um profissional não consegue suprir todas as necessidades, daí a importância de equipes com múltiplas sub-especialidades — elas conseguem atender a criança de forma integral e focada em suas necessidades, personalizando o acompanhamento”, analisa Rogério Suzuki, gestor médico do Hospital Dona Helena. Com a reestruturação e ampliação da equipe, o hospital passou a oferecer cobertura de atendimento 24h, em ambulatório e escala de sobreaviso. “Hoje, o hospital pode atender praticamente todos os casos, de baixa, média e alta complexidade dentro da cirurgia pediátrica”, frisa o gestor.

Casos de sucesso já constam na história da nova equipe como, por exemplo, o de uma criança que nasceu com uma patologia chamada “atresia de esôfago”, que se configura como caso mais raro pela presença de uma fístula pulmonar alta. “A criança foi submetida a uma primeira cirurgia, em que foi feita uma esofagostomia e uma gastrostomia. Com os procedimentos, ela pôde ser alimentada até ganhar peso e tamanho para, num futuro próximo, fazer a cirurgia corretiva definitiva”, detalha Rogério.

“O ano está sendo muito desafiador para o Hospital Dona Helena. Estamos vivendo uma crise sanitária. Neste contexto, foi necessário reinventar e reescrever muitos processos para manter a instituição saudável, assim como pacientes e equipes seguras, mas com foco e planejamento estamos conseguindo excelentes resultados. Consideramos a ampliação na área de cirurgia pediátrica um ganho não somente para o hospital, mas para cada família que agora consegue atendimento mais próximo de casa para seus filhos. Estamos satisfeitos com os resultados já obtidos pela equipe de cirurgia pediátrica”, comenta o superintendente médico Danilo Abreu.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.