Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes promove orientação sobre leite materno para gestantes

A fonoaudióloga do HEMNSL, Marilene Rezende, foi a responsável pela orientação à gestantes

Na manhã da última quarta-feira (18), O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), de Goiânia (GO), promoveu, no auditório da unidade, a primeira roda de conversa presencial da 107ª edição do curso Gestar Vidas. Com o tema ‘Aleitamento Materno’, a capacitação orientou as gestantes sobre a importância da amamentação e esclareceu dúvidas sobre o assunto.

Dando início à apresentação, a fonoaudióloga do HEMNSL, Marilene Rezende, explicou como realizar a amamentação de forma correta. “Para amamentar na posição certa, o bebê tem que ser deitado de barriga pra cima, com a cabeça apoiada na dobra do braço. A boca do neném deve estar de frente para a mama e ele deve abocanhar toda ou grande parte da auréola do peito”.

Durante a amamentação, ocorre uma mudança gradual na composição do leite. No começo da mamada, o leite inicial, como é chamado, contém mais açúcar e água, oferecendo hidratação ao bebê. Já o leite posterior é rico em gordura, responsável por saciar a criança. “Para não correr o risco de hipoglicemia, o bebê não pode ficar mais de três horas sem mamar. E para aumentar a produção de leite é sempre importante a ingestão de líquido. A recomendação é sempre beber muita água e sucos de frutas não ácidas é uma boa opção”.

Nos próximos encontros que ocorrerão de forma presencial, respeitando protocolos de segurança contra a Covid-19, e online, via WhatsApp, as participantes assistirão a aulas com os seguintes temas: mitos e verdades na gestação, direito da mulher e programas sociais, planejamento familiar, drogas na gestação, fertilização e tipos de partos, aspectos emocionais na gestação, parto adequado, o preparo para o parto, shantala, cuidados com o recém-nascido e vínculo mãe-bebê.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.