O Hospital Esperança Recife completa, neste mês de agosto, 20 anos de uma atuação marcante na medicina pernambucana. Inaugurado no ano 2000, a unidade passou à administração da Rede D’Or São Luiz em 2007, sendo a primeira aquisição do grupo fora do Rio de Janeiro. A mudança trouxe um novo modelo de gestão profissionalizado e moderno, atuando na vanguarda e tornando-se um marco para a melhoria da saúde suplementar em Pernambuco.
Hoje, o Hospital Esperança Recife é referência em tratamentos e procedimentos de alta complexidade e acolhimento ao paciente e acompanhantes. A estrutura conta com atendimentos de Emergência Geral, referência em cardiologia, Emergência Pediátrica e Emergência Obstétrica, UTI Geral, UTI Cardiológica, UTI Pediátrica e UTI Neonatal, além de um moderno bloco cirúrgico com 15 salas, incluindo um centro de cirurgia robótica e maternidade. Ao longo desses 20 anos, o atendimento foi ampliado para mais dois prédios, transformando o Esperança em um complexo de saúde para a região.
“Somos um hospital pioneiro na sua estrutura, nos seus processos e na sua gestão. A chegada da Rede D’Or São Luiz trouxe novos métodos, respeitando a cultura local, agregando um novo dinamismo ao Hospital. Hoje somos referência no setor, com uma marca consolidada, reconhecida como uma instituição que oferece segurança e qualidade. Nosso futuro é manter o foco na experiência do cliente, em nossas equipes de médicos e demais colaboradores, com acolhimento e humanização. Acreditamos que verdadeiramente é isso que nos diferencia enquanto instituição”, afirma o diretor regional da Rede D’Or São Luiz, Alexandre Loback.
A estrutura do hospital também conta com um Centro de Diagnóstico, com exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, exames de ultrassom, entre outros, com uma equipe de médicos especialistas e equipamentos modernos e atuais. O hospital também conta com um centro de hemodinâmica para realização de exames e procedimentos cardiológicos.
Os Consultórios Esperança contam com uma equipe de médicos em mais de 30 especialidades, entre eles a equipe de cirurgiões, com os especialistas Misael Wanderley e Roberto Lucena (urologia), Álvaro Ferraz e Walter França (cirurgia bariátrica), Tércio Bacelar (cirurgia geral), Leonardo Arcoverde (cabeça e pescoço), Romeu Krause (ortopedia) e, à frente das UTIs, as médicas Marisa da Fonte (Geral), Marco Antonio Alves (Coronária), Neise Montenegro (Neonatal) e Maria do Carmo Duarte (Pediátrica).
O Hospital Esperança Recife foi o primeiro do Nordeste a obter o certificado da Accreditation Canada International, um programa rigoroso de qualidade que certifica e avalia instituições de saúde em mais de 20 países. Na metodologia QMentum Internacional, é feito o monitoramento dos padrões de alta performance em qualidade e segurança para os pacientes. Antes, o Esperança Recife foi o primeiro hospital da cidade a receber certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A experiência do Hospital Esperança Recife fez com que a unidade fosse credenciada pela Fifa como atendimento de referência para a Copa do Mundo de 2014 para os jogos realizados em Pernambuco. A companhia canadense Cirque du Soleil também tomou o hospital como referência para atendimentos de sua equipe, quando esteve em turnê pela cidade em 2012.
A instituição é hoje o maior centro de cirurgia robótica do Norte-Nordeste, com a marca de mais de 1.000 procedimentos realizados. A técnica traz menos riscos ao paciente e promove uma recuperação mais rápida. Entre as especialidades atendidas, estão as cirurgias urológica, bariátrica, torácica, ginecologia e cabeça e pescoço.
A maternidade do Hospital Esperança Recife conta com um novíssimo Centro de Parto Normal. Chamadas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto), as duas salas são totalmente equipadas para proporcionar um nascimento seguro e acolhedor para a mãe e seu bebê. Cada sala PPP possui banheira, cromoterapia, aromoterapia e musicoterapia, onde as pacientes poderão escolher a playlist para o momento do parto. As salas também possuem equipamentos que auxiliam no controle da dor, como bola suíça, bola feijão, espaldar, cavalinho, banqueta, rebozo (tecidos) e um leito especial para parto vertical, onde a gestante pode dar à luz na posição de cócoras. Nas salas, as gestantes podem passar por todo o trabalho de parto e permanecer por um período após o parto, antes de seguirem para um apartamento.
Outro serviço especializado oferecido na unidade é o Neoh/Oncologia D’Or, uma das mais completas redes de cuidado oncológico do país, referência de excelência no diagnóstico e tratamento do câncer. Os pacientes contam com recursos de modernas tecnologias para tratamentos mais eficientes e menos invasivos. Além disso, a Linha Verde promove um fluxo para agilização do diagnóstico, trazendo mais tranquilidade para o paciente e a família.
A Emergência Geral também foi ampliada. Recentemente adotou a separação de fluxos de atendimento para receber pacientes com suspeita de infecção pelo novo Coronavírus, garantindo maior segurança para todos. Os fluxos apartados também foram implantados para procedimentos eletivos, alas de internamento e UTIs.
Todos esses setores estão voltados para o melhor atendimento ao paciente. Os apartamentos receberam novas ambientações, proporcionando mais conforto e acolhimento e, consequentemente, contribuindo para uma recuperação mais rápida e eficaz.
Os pacientes idosos têm um andar inteiro dedicado com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar especializada, com médicos geriatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, farmacêuticos e nutricionistas.
Todos os pacientes que são atendidos nos consultórios, emergências adulto e pediátrica, necessitam de procedimento cirúrgico e internação recebem por e-mail uma pesquisa para avaliar a qualidade percebida tanto do paciente quanto do acompanhante. Os resultados servem de parâmetros para as equipes permanecerem atentas a processos e procedimentos, buscando a melhoria de ações que visam a segurança e o conforto do paciente.
Desde o ano de 2004 que o Hospital Esperança Recife se destaca no Prêmio ISS Recife. Há três anos a instituição lidera o ranking de arrecadação do tributo de todos os segmentos na capital pernambucana. Anteriormente, destacava-se como a maior arrecadadora do setor de saúde.