Hospital Estadual da Mulher adere à campanha Setembro Amarelo

Foto: Marilane Correntino

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registrada. Segundo os dados, nove em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. Trata-se de um problema de saúde pública, onde muitas pessoas fogem do assunto, por medo ou desconhecimento, e não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

Para alertar os seus colaboradores a buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta, o Hospital Estadual da Mulher (Hemu), por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e apoio dos setores de Psicologia e Serviço Social, promoveu na quarta-feira (28), no auditório da unidade, a palestra “Conscientização e Prevenção do Suicídio”, ministrada pela psicóloga Nayara Moreno.

A campanha deste ano tem como tema “A vida é a melhor escolha”, que busca motivar as pessoas a falar mais sobre a saúde mental, pois, conhecer mais sobre o assunto ajuda a prevenir o sofrimento psíquico e suas consequências.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 90% dos óbitos por suicídio estão ligados a doenças como depressão, transtorno por uso de substâncias, esquizofrenia e transtornos de ansiedade. Nayara destacou a relação entre doenças mentais e o suicídio; o conceito de suicídio, o que caracteriza o ato; falou sobre o aumento de casos que está acendendo o alerta para prevenção; apresentou dados; esclareceu sobre os fatores de risco e proteção; evidenciou a diferença entre ansiedade e depressão, de tristeza e depressão; transtorno bipolar, entre outros assuntos ligados ao tema. A psicóloga também falou dos locais para buscar ajuda, como os Caps – Centro de Atenção Psicosocial e o CVC – Centro de Valorização da Vida.

Segundo Nayara, é extremamente importante falar sobre o assunto. “A prevenção é sempre o melhor caminho para melhorar nossa saúde mental. Por isso, temos que estar atentos aos sinais e buscar formas de evitar esgotamentos: como o isolamento social e a baixa autoestima, promover diálogos e discussões que abordem o problema”, afirmou a psicóloga.

Para o presidente da CIPA do hospital, Leonardo Pimenta, a campanha Setembro Amarelo é importante para o cuidado dos profissionais de saúde. “Além de zelarmos pela segurança física dos colaboradores na prevenção de acidentes, também nos preocupamos com a saúde mental de nossos colegas de trabalho. A palestra abre possibilidades para auxiliar quem precisa superar transtornos mentais e emocionais”, salientou o presidente.

Os colaboradores receberam panfletos informativos sobre o Setembro Amarelo, cartões com frases motivacionais, entre outros brindes.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.