Hospital Estadual da Mulher capacita membros da CIPA

Foto: Marilane Correntino

O Hospital Estadual da Mulher (Hemu), por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), promoveu um treinamento, na sexta-feira (23), para os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da instituição, gestão 2022/2023.

A CIPA exerce papel fundamental no ambiente de trabalho, pois tem a missão de promover mais segurança,  garantindo o desempenho das atividades do colaborador sem qualquer tipo de risco, seja à saúde ou de contrair doenças ocupacionais. É necessário que cada cipeiro esteja capacitado para realizar inspeções de segurança nos setores, a fim de identificar os riscos do ambiente de trabalho e orientar os próprios colegas a seguir as normas e rotinas de segurança, preservando sua saúde.

No Hemu, 30 colaboradores integram a comissão, sendo 15 eleitos por meio do voto e 15 por indicação da diretoria.

Capacitação

Com duração de oito horas, o curso teve vários palestrantes. A engenheira do trabalho do Senai, Kellen Almeida, abordou a Norma Regulamentadora nº 5 do Ministério do Trabalho, relativa à saúde e segurança do trabalhador; propósito da CIPA; pontos como o estudo do ambiente das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na instituição; princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de prevenção dos riscos; Uso de equipamentos de proteção individual e coletivo, etc.

A enfermeira do trabalho Ângela Augusta Soares, do Sesmt, falou sobre a NR 7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), imunização do colaborador, atestados médicos e acidentes no trabalho. O técnico de enfermagem do trabalho, Angelo Melo explicou sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV e Aids.

Os bombeiros civis da unidade, Ester Azevedo e Diego Flores explicaram sobre sua função no hospital e orientaram os participantes sobre os tipos e classificações de cada extintor, bem como usá-los na prevenção e combate a incêndio.

Segundo o presidente da CIPA, Leonardo Pimenta, a participação dos novos membros da comissão foi bem positiva. “Com a capacitação os cipeiros se sentirão mais seguros para realizar um trabalho de excelência, promovendo saúde e segurança em nosso ambiente de trabalho e contribuindo para a valorização e o bem-estar dos nossos colaboradores”, destacou.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.