Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia recebe certificado de Acreditação ONA 2

O Heapa – Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (GO), recebeu na quinta-feira (12) o certificado de Acreditação Pleno Nível 2, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), após visita técnica de avaliação ocorrida no segundo semestre de 2021. O descerramento da placa, afixada na parede do auditório do hospital, contou com a presença do secretário de Saúde de Goiás (SES-GO), Sandro Rodrigues; do superintendente do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), Joel Sobral; dos diretores geral e técnico do Heapa, Flávio Albuquerque e Valdeir Teixeira, respectivamente; do gerente operacional, Agripino Neto; da gerente de Enfermagem, Vanessa Leão; da coordenadora do setor de Qualidade, Natália Rodovalho; e trabalhadores da unidade.

A visita para a avaliação da certificação aconteceu entre os dias 18 e 19 de novembro de 2021, feita pela instituição acreditadora Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes). Para receber a Acreditação Plena Nível 2, o Heapa precisou atender dois critérios: superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; e, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e com plena comunicação entre as atividades. O certificado é válido por 2 anos e, neste período, serão realizadas visitas de manutenção.

O secretário Sandro expressou que hoje é um dia de comemoração. “Saúde pública é saúde de qualidade. Não é porque é público que tem que ser feito de qualquer jeito. Ser reconhecido direto como ONA 2 é algo grandioso e um grau maior de qualidade. Agora, o Heapa faz parte de um grupo de dez instituições de saúde da SES-GO acreditados, que prima pela qualidade assistencial e de processos. Parabéns pelo trabalho. Isso é o reconhecimento de que estamos fazendo bem feito. E se estamos fazendo bem feito é porque estamos impactando de forma positiva a vida de alguém”, disse. Para o diretor Flávio, “é uma felicidade enorme receber essa certificação. Vim com a missão de conquistar o ONA 1, mas, graças ao apoio e trabalho de cada um de vocês da equipe, conseguimos emplacar o nível 2, um reconhecimento que tem um pedacinho de todos os trabalhadores do Heapa”, pontuou.

Já para o diretor Valdeir, foram muitas padronizações nos mapeamentos de processos para o Heapa chegar onde chegou. “Mesmo com a pandemia e os desafios diários que temos, tivemos um apoio muito importante por parte da SES, um dos pontos essenciais desse tripé, para a obtenção deste título. A outra parte são vocês, colaboradores, que são as estrelas dessa conquista. O último, porém não menos importante, é o apoio recebido pelo IGH, que deu estrutura e oportunidade para o Heapa conquistar o que tem hoje”, frisou. O superintendente Joel deu o tom da gratidão em seu discurso. “Gostaria de agradecer e parabenizar o empenho da equipe do Heapa, que buscou e trabalhou muito por esse resultado. Além de vocês, tenho que valorizar a parceria entre o IGH e a SES, pois sem ela não teríamos esse reconhecimento como resultado maior de sucesso”, reconheceu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.