Hospital Estadual de Bauru promove Semana Educativa em alusão ao Dia Mundial do Rim

Em alusão ao Dia Mundial do Rim, celebrado na segunda quinta-feira do mês de março, a equipe do Centro de Terapia Renal Substitutiva do Hospital Estadual de Bauru (SP) programou uma semana de atividades. Nesse ano, a data de 14 de março fez um alerta sobre a prevenção da doença crônica e trabalha o tema “Saúde dos rins para todos”. De 11 a 15 de março aconteceram 15 palestras educativas, rodas de conversas e orientações na recepção da Hemodiálise. A ação contou com a participação de toda equipe multiprofissional e foi voltada a acompanhantes e pacientes ambulatoriais.

No AME Bauru

No dia 12 de março foram programadas orientações e prática de atividade física na frente do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Bauru para pacientes e acompanhantes que tiveram agendamento nesta data. A médica nefrologista Christiane Akemi Kojima esteve à disposição dos pacientes para informar sobre a importância da saúde dos rins e conscientizar as pessoas sobre a necessidade da prevenção e diagnóstico precoce da doença renal crônica.

A nutricionista Camila Saramelo Viana Quiezi destacou orientações sobre alimentação, esclarecendo dúvidas sobre consumo de sal e hábitos que podem contribuir para a prevenção da doença renal. Estagiários do Curso de Educação Física da FIB (Faculdades Integradas de Bauru) também participaram da ação educativa, estimulando a prática de atividades físicas entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A data

Idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), o Dia Mundial do Rim tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo e é comemorado anualmente na segunda quinta-feira do mês de março. Nesse ano, a data foi celebrada no dia 14. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena a campanha, desenvolvendo e disponibilizando material informativo e educativo sobre os fatores de risco para a Doença Renal Crônica para todas as regiões do país, visando estimular os cuidados com a saúde dos rins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.