Hospital Estadual Materno-Infantil recebe palestra sobre Genética Médica

Preceptores, supervisores de Pediatria e subespecialidades, médicos e residentes do Hospital Estadual Materno-Infantil Dr Jurandir do Nascimento (HMI), da SES-GO – Governo de Goiás, participaram na segunda-feira (23), de palestra com o tema “Exames Genéticos na Prática Clínica”, ministrada pelo médico geneticista Ricardo Henrique Almeida Barbosa, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de São Paulo. O curso, que contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas, ocorreu no auditório da unidade.

Durante a aula, o profissional abordou sobre o conceito de genética, tipos de testes genéticos existentes no mercado e suas funcionalidades. “A maioria das síndromes genéticas são detectadas ainda no período de gestação e logo depois que a criança nasce. Logo, é extremamente importante que os profissionais envolvidos na gravidez possuam todo o conhecimento necessário a respeito tanto das doenças genéticas, quanto dos testes. Isso garante um acompanhamento correto e um diagnóstico preciso, fundamental para determinar o tipo do tratamento ideal para aquela criança”, detalhou.

Ricardo ainda explicou sobre a importância da realização destes testes genéticos dentro de unidades de saúde como o HMI. “Por ser referência no campo da Pediatria e da Medicina Fetal em casos de média e alta complexidade, acredito que os profissionais já tenham um conhecimento elevado sobre a genética, visto que é no HMI o local onde há grandes casos de pacientes com malformações, síndromes, deficiências e anomalias. Diante disso é preciso saber qual teste genético é o mais indicado para cada caso, sempre após uma avaliação minuciosa”, reforçou. A aula contou ainda com discussão acerca dos benefícios dos testes genéticos, riscos e limitações destes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.