Hospital Geral de Palmas implanta Programa de Eficiência Energética

Foto: Nielcem Fernandes

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) firmou convênio com a Energisa para implantação do Programa de Eficiência Energética no Hospital Geral de Palmas (HGP). A ação tem como objetivos reduzir o consumo de energia, melhorar as instalações elétricas e desenvolver ações educacionais com foco no uso racional da energia elétrica no setor público.

Com a implantação do projeto, a economia prevista é de mais de 470 megawatts/hora por ano, ou seja, uma redução de R$ 283 mil anuais. Esse montante será destinado a investimentos em melhorias da infraestrutura de todas as unidades hospitalares da rede estadual e na compra de material e insumos.

O Programa de Eficiência Energética no HGP é fruto de uma parceria entre a diretoria de engenharia da SES e a própria concessionária e foi aprovado na chamada pública no 002/2017. A proposta apresentada pela secretaria contempla, principalmente, a substituição de equipamentos ineficientes, que oneram o consumo, por novos aparelhos para evitar o desperdício de energia elétrica e, consequentemente, obter uma melhor relação custo-benefício.

Entre os equipamentos que serão substituídos estão cerca de 5.300 lâmpadas, 17 aparelhos de ar-condicionado e oito motores de refrigeração do ar-condicionado central do hospital. A Energisa financiará 100% do custo dos equipamentos. O valor inicial a ser investido pela empresa foi estimado em mais de R$ 1 milhão.

O diretor de engenharia da SES, Marcelo Gratão Castor, explica que o projeto foi desenvolvido a partir da necessidade de reduzir os gastos fixos com energia da unidade. “Temos um cronograma de um ano para finalizar a implantação do projeto. Quando concluído, a economia real será de 8% ao mês”, expõe.

Para o diretor presidente da Energisa no Tocantins, Marcio Zidan, o convênio traz benefícios não só para o hospital, mas também para a população e pode ser uma espécie de projeto-piloto. “Fico feliz em ouvir do secretário que essa economia pode ser convertida em investimentos na saúde. Espero que esse projeto se transforme em benefício não só para o setor público, mas também para a população”, declara.

O Secretário de Estado da Saúde, Renato Jaime, diz que projetos de eficiência energética foram desenvolvidos nas cidades de Araguaína e Gurupi para participar da próxima chamada pública que aconteceu em agosto.

Para saber mais

O Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL disponibiliza um percentual da receita líquida operacional das concessionárias de energia para projetos que buscam promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia. A ideia é incentivar o surgimento de novas tecnologias, assim como repensar práticas e costumes com foco no uso racional da energia elétrica.

Para participar da chamada pública, o cliente ou seu proponente deve apresentar sua proposta de projeto, podendo contemplar a substituição de equipamentos ineficientes por mais eficientes, automação de processos e ações de conscientização que garantam redução do desperdício de energia elétrica e, consequentemente, uma melhor relação custo-benefício. Se a proposta for selecionada, a Energisa pode financiar 100% das ações. Os equipamentos retirados do local do projeto serão encaminhados para descarte. Também é realizada uma ação de conscientização com quem trabalha ou mora no local e um estudo posterior para mensurar se os resultados previstos foram realmente atingidos. Mais informações no site www.aneel.gov.br/programa-eficiencia-energetica.

Matéria originalmente publicada na Revista Hospitais Brasil edição 92, de julho/agosto de 2018. Para vê-la no original, acesse: portalhospitaisbrasil.com.br/edicao-92-revista-hospitais-brasil

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.