Hospital Geral do Grajaú começa a oferecer novas cirurgias para incontinência urinária e ombro

Novos tipos de cirurgias estão sendo oferecidos pelo Hospital Geral do Grajaú (HGG), localizado no Parque das Nações, zona sul de São Paulo. O hospital, sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), iniciou em maio os serviços de uroginecologia e cirurgia eletiva de ombro (artroscopia), ampliando sua variedade de especialidades médicas e proporcionando atendimento de qualidade aos pacientes da região. A iniciativa vem para suprir a demanda crescente por cirurgias específicas, que até então tinham pouca disponibilidade na localidade.

“Por meio de informações fornecidas pela regional sul da Secretaria de Saúde do Estado e pela Prefeitura, constatamos a existência de uma demanda reprimida por esses tipos de cirurgia na região. Especialmente no caso das cirurgias de uroginecologia, que visam tratar a incontinência urinária em pacientes do sexo feminino, identificamos a necessidade de um atendimento mais abrangente e especializado nessa área”, explica Andréa M. Matsushita, superintendente médica do HGG.

Para oferecer esses procedimentos inovadores, além de aproveitar seus recursos físicos existentes, o Hospital realizou aquisição de alguns equipamentos e materiais especiais. Também foram contratados especialistas médicos especializados para os procedimentos em referência, dedicados exclusivamente à realização das artroscopias de ombro e cirurgias de uroginecologia, que além do tratamento da incontinência urinária, também pode abranger cirurgias conjuntas com retirada de miomas ou retirada de útero.

Inicialmente, a ideia é realizar, por mês, 20 cirurgias de uroginecologia e 15 cirurgias de ombro (artroscopias). Com essa implementação, os pacientes do SUS poderão se beneficiar desses serviços, na região sul do município de São Paulo.

No caso das cirurgias de uroginecologia, a iniciativa representa conquista e muito alívio para as mulheres que sofrem com a incontinência urinária. “Essa condição, além de gerar desconforto e constrangimento, pode resultar em problemas de saúde, como infecções urinárias, lesões de pele (principalmente na região íntima) e agravamento progressivo do quadro, caso não seja tratada adequadamente”, revela Matsushita.

Por meio da intervenção cirúrgica realizada pelo hospital, seguida de acompanhamento ambulatorial pelas unidades da Prefeitura, as pacientes terão a oportunidade de se livrar do desconforto causado pelas perdas urinárias involuntárias, recuperando sua vida social, livre de constrangimentos e desconfortos.

No caso das artroscopias de ombro, o hospital oferece o reestabelecimento da função de movimento e força da articulação afetada. “Muitos pacientes sofrem com dores intensas e limitações de movimentação devido a traumas físicos, como acidentes automobilísticos, lesões por esforços repetitivos ocupacionais ou simplesmente o processo natural de envelhecimento, que pode tornar os tendões mais frágeis e propensos a rupturas. Essas condições impactam negativamente as atividades diárias, prejudicando a capacidade de trabalho ou simplesmente a realização de tarefas cotidianas, como pentear o cabelo, estender uma roupa ou, até mesmo, carregar uma criança”, diz Matsushita.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.