Hospital Mãe de Deus lança seu Escritório de Valor em Saúde

Crédito: Comunicação AESC/Hospital Mãe de Deus/Divulgação

Estratégia que busca uma reorganização assistencial com foco em qualificar a experiência dos pacientes, a excelência nos desfechos em saúde e o equilíbrio de custos, a Value-Based Health Care (VHBC) – Atenção à Saúde Baseada em Valor, em português – começa a ser implementada no Hospital Mãe de Deus, com o lançamento de seu Escritório de Valor em Saúde. A iniciativa foi oficializada nesta sexta-feira (24) em um workshop de apresentação do projeto para todo o time multidisciplinar e Corpo Clínico.

“O Escritório é como um facilitador de todo um processo de transformação organizacional, criando uma conexão entre dados e pessoas e adaptando a agenda de valor ao contexto de excelência assistencial, inovação e humanização já presentes no Mãe de Deus”, ressalta a médica Márcia Makdisse, consultora da Academia VBHC, responsável pela mentoria junto à equipe do HMD na implementação do escritório.

Márcia ressalta que quando falamos em valor, não estamos nos referindo a algo financeiro, mas à entrega de benefícios a todos os envolvidos no sistema de saúde, principalmente ao paciente. “Não deixa, entretanto, de ter a redução de custos como consequência, também para todos do sistema”, completa.

Em forma de equação, VBHC é a busca de resultados em saúde que importam para as pessoas em relação aos custos de oferecer tais resultados, levando-se em conta os ciclos ou episódios completos de cuidado. Ou seja, os custos passam a ser atrelados não mais a serviços isolados, como um exame, depois um procedimento, acompanhamento e recuperação, mas ao ciclo completo do tratamento. É uma prática que vem se desenvolvendo ao redor do mundo, com algumas experiências exitosas nos EUA e em países da Europa.

“É mudar o foco de quanto custa uma internação para determinada cirurgia para uma visão de quanto valor tal cirurgia agregou ao paciente em termos de qualidade de vida e funcionalidade, levando-se em conta as possíveis complicações do procedimento e se a indicação foi pertinente, e a que custo ao longo de um período de tempo, por exemplo, 3, 6 ou 12 meses”, explica Márcia.

A consultora ressalta que, para colocar a estratégia em prática em uma instituição de saúde, o modelo de cuidado deve ser do tipo integrado, com sua coordenação estabelecida em parceria com os times multiprofissionais liderados por médicos. O investimento em sistema de tecnologia de informação e comunicação também é muito importante, porque o que faz a VBHC possível envolve mensuração de resultados: não apenas financeiros, mas da saúde do paciente.

Uma nova era na saúde

Para o diretor geral do Hospital Mãe de Deus, implementar um Escritório de Valor em Saúde é disruptivo. “Quando começarmos a entregar procedimentos no padrão VBHC, estaremos olhando para o desfecho, sob a ótica do cliente, e o consumo de recursos que é necessário para entregar aquele desfecho: tempo, insumo. Com isso, passaremos a consumir de maneira mais racional, evitando desperdícios”, destaca.

Cremonese ressalta que esta é uma caminhada que o Hospital já vem percorrendo há dois anos e agora está se concretizando: “Estimamos um investimento considerável em tecnologia para preparar o Hospital para fazer medicina baseada em valor e contratamos a melhor consultoria da área para implementarmos este projeto. Isso demonstra a importância que estamos dando para o VBHC em nossa instituição. Tudo isso me faz ter certeza de que o Mãe de Deus vai ser um dos protagonistas neste tema”.

Para o paciente, esta será uma entrega fundamental. “A missão do nosso Escritório de Valor é ser o defensor do paciente no processo assistencial. Estaremos sempre focados em achar a melhor solução com o menor consumo de recursos. E, para nosso Corpo Clínico, será igualmente vantajoso, pois trazemos segurança ao exercício da prática médica, diminuiremos os desperdícios e, em última instância, teremos uma medicina mais eficiente, preservando honorários médicos”, finaliza Cremonese.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.