Hospital Moinhos de Vento lança aplicativo para consulta em telemedicina e agendamento de serviços que facilita a vida dos pacientes

Foto: Leonardo Lenskij

Agendar consultas e exames, acesso a histórico de atendimento, consulta de telemedicina e monitoramento diário da saúde e do uso de medicamentos são alguns dos serviços que podem ser acessados na palma da mão com o aplicativo +Moinhos. Lançado em 12 de dezembro, o objetivo do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), é facilitar o dia a dia das pessoas, proporcionando agilidade para o cuidado com a saúde.

“O Hospital Moinhos de Vento dá mais um passo na construção da jornada digital do indivíduo, que é o futuro não apenas da saúde. É uma ferramenta que vem para auxiliar a vida dos nossos pacientes, com foco na digitalização da experiência e que acompanha o atual movimento de renovação do posicionamento da instituição que reforça a necessidade de redefinir a saúde do Brasil”, ressalta o CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini.

O aplicativo está disponível para download gratuito nas lojas do Google Play e do Apple Store. Desde 2016, o paciente já tinha à disposição o autosserviço de agendamento online por meio do site da instituição, mas agora com o aplicativo também permite o acesso a outras funcionalidades e com a facilidade de ser feito pelo celular de onde estiver.

O gerente de TI do Hospital Moinhos de Vento, Vitor Tadeu Ferreira, que coordenou o processo de concepção do aplicativo junto com sua equipe, destaca que esta é uma melhoria operacional relevante para a instituição. “A saúde precisa acompanhar as transformações tecnológicas, e o aplicativo permite uma gestão mais integrada entre pacientes e profissionais da área médica. Além disso, possibilita uma liberdade ao usuário de realizar suas tarefas no momento que for conveniente”.

No aplicativo é possível ter acesso ao histórico de atendimento, que além de consultas e exames realizados no Hospital Moinhos de Vento, o paciente também poderá incluir arquivos de exames realizados em outras instituições para que as informações fiquem centralizadas em um só lugar. A marcação e consulta da telemedicina também poderá ser feita totalmente por meio da ferramenta, com a possibilidade de incluir mais pessoas em diferentes localidades ao atendimento online.

De acordo com Ferreira, novas funcionalidades devem ser oferecidas em breve. Como a realização de check-in nos totens por meio do QR Code gerado no aplicativo, agilizando etapas no processo de atendimento, como otimização de identificação e redução do tempo de espera. Também haverá conteúdos exclusivos publicados na ferramenta, como notícias relacionadas à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Uma maneira de também informar o usuário, além de oferecer os serviços.

Principais recursos do app:

  • Agendar consultas: o usuário poderá escolher a especialidade, o médico, seu convênio e a unidade que deseja ser atendido.
  • Agendar exames: poderá selecionar o tipo de exame, seu convênio e a unidade que deseja ser atendido.
  • Agendar telemedicina: agendamento e pagamento de consultas via telemedicina
  • Realizar consulta de telemedicina: pelo aplicativo será possível fazer a consulta de telemedicina, sem a necessidade de entrar em nova ferramenta.
  • Minha Saúde: na perspectiva do paciente, gestão personalizada em saúde, com foco na prevenção e no monitoramento periódico da saúde, tomando como base os dados preenchidos pelo paciente na ficha cadastral do aplicativo.
  • Histórico de atendimento: o aplicativo armazenará o histórico de todas as consultas e exames realizados, facilitando o estudo para diagnósticos futuros. E o melhor: caso tenha realizado um exame em outra instituição, poderá incluir o arquivo no aplicativo, centralizando assim todo seu histórico em saúde.
  • Monitoring: poderá monitorar dados como altura, peso, IMC, calorias gastas, frequência cardíaca, respiratória, número de passos por dia, hidratação, colesterol, pressão arterial, entre outros. Caso tenha alguma alteração significativa, o cliente receberá alertas com base nos marcadores de saúde. Função é sincronizada com o App Saúde da Apple via Apple Watch para envio ao aplicativo.

Estão previstas novas funcionalidade futuras, como:

  • Apresentar Checking / One Touch: será instalada nos totens (check-in QR code gerado no app ou CPF, seja pelo agendamento feito via app, agendamento online ou call center)
  • Receber alertas sobre medicação: poderá adicionar os medicamentos prescritos pelo médico, e o aplicativo enviará lembretes nos horários indicados.
  • Conteúdos exclusivos: terá acesso as últimas notícias relacionadas à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, por meio de nossa central de mensagens.
Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.