O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), promove, na quarta-feira (21), o 1º Encontro dos Investigadores do VigiaSUS, que antecede a edição de junho do Conexão Proadi, no qual serão divulgados os dados preliminares do projeto. O VigiaSUS é uma iniciativa em parceria com o Ministério da Saúde, via Programa de Apoio a Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
Conduzido pelo Hospital Moinhos de Vento, o estudo tem como objetivo avaliar pacientes com câncer de próstata de baixo risco em vigilância ativa, estratégia de acompanhamento menos invasiva, porém, ainda subutilizada no Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados serão apresentados na quinta-feira (22), das 13h às 14h, em formato híbrido.
De acordo com o oncologista e pesquisador do VigiaSUS, Jeziel Basso, o Encontro proporciona uma troca de experiências entre os pesquisadores, entre os pesquisadores e contará com a presença de médicos especialistas nacionais e internacionais. “A ideia é reunir os investigadores do estudo Vigiasus e público geral para debater o tema da vigilância ativa em câncer de próstata, incluindo palestras de médicos referência na área”, destaca.
Além de profissionais do Hospital Moinhos de Vento, como o chefe do Serviço de Urologia, Eduardo Carvalhal, o chefe do Instituto de Pesquisa e responsável técnico do VigiaSUS, Pedro Isaacsson e o urologia e pesquisador do VigiaSUS Ricardo Zordan, o evento contará com convidados externos, como o médico e professor Laurence Klotz, da Universidade de Toronto, no Canadá, e de o médico e professor Jeffrey Tosoian, da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos. A programação completa pode ser conferida neste link.