Hospital Moinhos de Vento promove Aula Magna do projeto Diretrizes sobre Sistema GRADE

Iniciado em 2016, o projeto Diretrizes apoia o desenvolvimento de diretrizes clínico-assistenciais para o Sistema Único de Saúde (SUS). Na terça-feira (28), o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), promoveu a Aula Magna do curso Tópicos Avançados para o Desenvolvimento de Diretrizes Clínico-Assistenciais promovido pelo Projeto Diretrizes.

Ministrada em inglês, a aula, intitulada “Sistema GRADE – evolução da avaliação da certeza da evidência na última década”, contou com a participação do médico e professor alemão Holger Schünemann, e discutiu uma das metodologias aplicadas pelo projeto e implementadas nas diretrizes do Ministério da Saúde. O Sistema GRADE (Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation) é uma das metodologias disseminadas pelo projeto Diretrizes.

“Esse sistema está relacionado ao entendimento das evidências que influenciam a tomada de decisões. Essa evidência não se relaciona apenas à eficácia de um tratamento, mas também aos riscos de reações adversas, à importância do quadro clínico e dos resultados, à influência da equidade para as decisões e, por fim, à avaliação de viabilidade e de aceitabilidade das intervenções”, destaca Schünemann.

Além de epidemiologista, o médico é professor da Universidade McMaster, no Canadá, e co-diretor do Centro de Controle da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Doenças Infecciosas, Métodos de Pesquisa e Recomendações. Também dirige o Departamento de Métodos de Pesquisa em Saúde, Evidências e Impacto da Universidade McMaster, com foco no Sistema GRADE.

O objetivo do encontro foi incentivar as equipes participantes e pesquisadores da área para aprimoramento e atualização da metodologia para a prática baseada em evidência. Responsável técnico do projeto Diretrizes no Hospital Moinhos de Vento, o médico epidemiologista Maicon Falavigna ressalta a importância do trabalho do professor Schünemann. “Estamos trabalhando nisso desde 2016 e o professor foi responsável por todas as melhorias que estamos conseguindo implementar no desenvolvimento de diretrizes para o SUS por meio de documentos transparentes e de fácil compreensão”, detalha.

Projeto Diretrizes

Desde 2016, o projeto Diretrizes visa apoiar o desenvolvimento de diretrizes clínico-assistenciais para o Sistema Único de Saúde (SUS) e gerar recomendações nacionais que proporcionem melhores cuidados à população, maior eficiência alocativa de recursos e maior equidade em saúde. Além disso, visa qualificar profissionais da saúde, pesquisadores e gestores da área, a fim de disseminar informações de qualidade, baseadas nas melhores evidências científicas disponíveis, e definir estratégias de implementação de diretrizes no SUS.

Redação

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