O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), sedia, no sábado (30), a primeira edição do Simpósio de Cirurgia Ortognática. O evento híbrido reunirá especialistas do Brasil e de países como Estados Unidos, Espanha e Canadá, que atuam nas áreas de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, a fim de atualizar protocolos de diagnóstico e tratamento das anomalias faciais esqueléticas.
Segundo o cirurgião e traumatologista bucomaxilofacial, João Júlio da Cunha Filho, o simpósio irá abordar tanto técnicas menos invasivas quanto a interdisciplinaridade que a especialidade envolve. “A cirurgia ortognática sempre foi caracterizada por uma intervenção de grande impacto do ponto vista de desgaste orgânico do paciente. Gerava muitas horas de procedimento, com período de internação, fixação entre as arcadas, adaptação muscular e pós-cirúrgico difícil para o paciente. Essas perspectivas mudaram com a cirurgia ortognática menos invasiva, com menores incisões e cicatrizes, e tempo de recuperação mais rápido”, explica o especialista.
A cirurgia ortognática trabalha tanto a estética, com a mudança do perfil facial do paciente, quanto a parte funcional, seja com a correção da desarmonia facial ou questões que envolvem respiração e mastigação. Além disso, o especialista esclarece que a técnica associa um trabalho integrado de múltiplas especialidades, como ortodontista, cirurgião buco-facial, fonoaudiólogo, otorrinolaringologista, nutricionista, fisioterapeuta e até psicólogo.
Hoje, a técnica é bem difundida no Rio Grande do Sul e no Brasil. “O Hospital Moinhos de Vento foi um dos pioneiros na cirurgia bucomaxilofacial, um dos berços dos profissionais com esta formação. Entre os anos 80 e 90, poucas instituições tinham equipes especializadas no estado. Em 1982, iniciou-se o uso de dispositivos rígidos de fixação, com placas e parafusos aplicados à cirurgia ortognática, o que faz com que as equipes assistenciais tenham a expertise de um amplo manejo dessas tecnologias, tornando a instituição um centro de referência na área”, relata.
A programação ocorre no Auditório Moinhos, das 8h30 às 18h30. As inscrições devem ser feitas por este link.