Grupo Luta Pela Vida arrecada recursos de IR para Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos

Com o objetivo de oferecer condições ainda melhores e mais qualidade de vida para pacientes, o Grupo Luta Pela Vida construiu o Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos que está em fase de compra de equipamentos e mobílias. Para contribuir com a conclusão deste espaço, é possível destinar parte do valor a ser pago ou restituído da Declaração de Imposto de Renda, que seria pago à Receita Federal para o Grupo Luta Pela Vida. O doador deve se atentar ao prazo para envio da Declaração de IR, agora ampliado até o dia 31 de maio. Todo o recurso destinado nessa mobilidade de doação será para aquisição de equipamentos e mobiliários para o local, possibilitando que a instituição reforce sua atuação oferecendo tratamento gratuito e de qualidade aos pacientes oncológicos de Uberlândia e região.

Os tratamentos oncológicos estão cada vez mais eficazes, porém em muitos casos, vêm acompanhados de impactos físicos e emocionais, e é nesse contexto que se é introduzido no tratamento, o cuidado paliativo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, identificação precoce, tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais. No Hospital do Câncer em Uberlândia, além da assistência oncológica oferecida, há uma equipe multidisciplinar que analisa as demandas e necessidades do paciente desde assistência social, psicológica até para a família que o acompanha.

Essa equipe multidisciplinar, somente no último ano ofereceu suporte para mais de 700 pacientes e com a conclusão do Centro de Cuidado Paliativos, que necessita de aquisição de equipamentos e mobiliários para o local, será possível expandir ainda mais o suporte. O prédio conta com espaços de atividades manuais e socialização, como sala de artesanato, espaço pet, sala de TV, varandas, posto de enfermagem, e ainda sala de apoio psicológico e terapia ocupacional, além de capacidade para 42 leitos distribuídos em 22 apartamentos, todos com banheiros.

Como fazer a destinação do Imposto de Renda

O período para fazer a declaração do imposto de renda referente ao exercício 2021 já iniciou, vai até o dia 31 de maio e a doação pode ser feita no momento do preenchimento da declaração. Neste formato de contribuição, o doador destina parte do valor que seria pago à Receita Federal para projetos sociais, que no caso do Grupo, é direcionado via o Fundo Municipal do Idoso em Uberlândia, um instrumento público de captação de recursos vindos de fontes diversas e que irá destinar essas doações a projetos.

Para pessoas físicas realizarem a contribuição, é necessário que a declaração seja feita pelo Modelo Completo e podem ser destinados parte do imposto de renda a pagar ou a restituir. Na destinação, efetuada diretamente na declaração, o valor disponível para doação será calculado pelo programa da Receita Federal e será gerado um documento de arrecadação que deverá ser pago até o prazo final para a declaração. Em seguida, para direcionar a doação para melhorias no Hospital do Câncer, o comprovante de pagamento deste documento precisa ser encaminhado para impostoir@hospitaldocancer.org.br acompanhado de dados pessoais. Para as pessoas jurídicas, a contribuição pode ser realizada em qualquer mês do ano e neste caso, o recolhimento do IR deve ser regular e a tributação pelo Lucro Real. Assim como para as pessoas físicas, é necessário indicar para a instituição o interesse em direcionar a doação através do e-mail. O Grupo Luta Pela Vida disponibiliza orientações passo a passo para o procedimento pelo site ircontraocancer.org ou através do telefone (34) 2101-1937, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.