Hospital Moinhos de Vento realiza Simpósio Internacional de Reabilitação com foco em AVC

Os 20 anos do Serviço de Fisioterapia do Hospital Moinhos de Vento levam a Porto Alegre (RS) a principal pesquisadora clínica de reabilitação de AVC da Austrália, Julie Bernhardt, para mais uma edição do Moinhos Science Symposium. A programação ocorre entre os dias 19 e 20 de novembro, de forma online e gratuita, e abrange o II Simpósio Internacional de Reabilitação e o VI Simpósio de Fisioterapia.

Entre os palestrantes, além de Julie, estarão profissionais especialistas da instituição e de outros hospitais de excelência no país, como Israelita Albert Einstein e Sírio Libanês. Na sexta-feira (19), a programação inicia com o debate ‘Fisioterapia e Covid-19: o que aprendemos com esta pandemia?’. No dia 20, das 8h30 às 13h30, serão discutidos ‘Caminhos e resultados dos indicadores dos Serviços de Fisioterapia’.

“Na primeira edição do Simpósio de Fisioterapia, discutimos amplamente sobre pacientes críticos acometidos pela Covid-19. Neste ano, teremos um abrangente debate direcionado aos estudantes, fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos, que têm papel fundamental na reabilitação desses casos”, explicou o coordenador do Serviço de Fisioterapia, Leonardo Garcia.

As inscrições são gratuitas e a programação está disponível no site da instituição. Os interessados também poderão se inscrever nos workshops sobre os temas Manejo Ventilatório do Paciente Hospitalizado, Manejo da Terapia de Alto Fluxo e Dispositivos de Mobilização do Paciente Hospitalizado, clicando neste link.

Palestrante internacional

Julie Bernhardt é professora do Instituto Florey de Neurociência e Saúde Mental, um instituto de pesquisa médica australiano que realiza pesquisas clínicas e aplicadas em tratamentos para distúrbios cerebrais e mentais e sistema cardiovascular. Também lidera a força-tarefa International Stroke Recovery and Rehabilitation Roundtable, que está identificando importantes lacunas de conhecimento e definindo novos alvos para a pesquisa de recuperação. Trabalha ainda com arquitetos e designers para inovar o design de hospitais de reabilitação.

Ambulatório

O Hospital Moinhos de Vento disponibiliza um ambulatório de Reabilitação Cardiopulmonar. Inaugurado em julho, o espaço possui uma equipe multidisciplinar formada por profissionais como cardiologistas, pneumologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos. Atende pacientes com doenças crônicas graves, no pré e pós-operatório de cirurgias cardíacas e pulmonares e ainda disponibiliza cuidados especializados para pessoas com sequelas da Covid-19.

Segundo Garcia, a pandemia provocou uma alta na demanda por este tipo de atendimento. “Mesmo após superarem a doença, muitos apresentam sintomas persistentes e sequelas, necessitando acompanhamento depois da alta hospitalar. São comprometimentos como dificuldade ao respirar, caminhar ou subir uma escada, cansaço ao ir ao supermercado, diminuição da força e perda de equilíbrio”, enumera o fisioterapeuta.

O ambulatório funciona na Sala de Reabilitação E3 (Rua Ramiro Barcelos, 910 – Bloco C), de segunda a sexta, das 8h às 18h. Agendamentos pelo telefone (51) 3314-3434.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.