Hospital Municipal de Araguaína conquista manutenção da certificação Qmentum International: Acreditado

É do interior do Tocantins, da cidade de Araguaína, no norte do país, um dos dez hospitais públicos brasileiros acreditados internacionalmente. O HMA – Hospital Municipal de Araguaína reafirmou o selo de Acreditação Qmentum Internacional, nível de excelência Diamante, o mais alto do programa com sede no Canadá.

A certificação é um modelo de avaliação de serviços de saúde, aplicado em 35 países, que assegura às organizações atenderem a requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais.

No Brasil, 77 hospitais, entre privados e estaduais, são acreditados. No mundo, são 15 mil instituições de saúde.

Para alcançar e manter esta importante conquista e estar presente neste grupo seleto, o time do HMA se dedica há anos implantando ações de melhoria e mudança da cultura organizacional.

“Talvez conseguir da primeira vez seja mais fácil. O difícil é manter os padrões e subir o nível, ainda mais em um cenário de epidemias e surtos pelo qual estamos passando. Este resultado nos enche de orgulho e motivação, mostrando que o caminho sempre será o humano, o íntegro, o transparente e de total dedicação ao que se acredita”, pontua José Maria Sinimbu, superintendente técnico do ISAC.

Avaliação criteriosa

Em 2021, durante as etapas que habilitaram a unidade hospitalar para primeira certificação, várias mudanças foram feitas no HMA. Para manutenção do selo de excelência, um processo foi gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, organização social responsável pela operacionalização da unidade, a partir de indicadores táticos que mostram a evolução de todos os controles ao longo do tempo.

Enquanto isso, uma equipe de certificação internacional contribuía orientando sobre os direcionamentos necessários para as mudanças que deveriam ser implementadas para manutenção da certificação.

A avaliação criteriosa tem como foco o atendimento humanizado do usuário e o trabalho de times assistenciais para garantir que os pacientes sejam acolhidos durante o tratamento. Um dos diferenciais é o uso de ferramentas que permitem a avaliação e a reestruturação dos processos de assistência, proporcionando a melhoria contínua dos serviços.

Marco na história do hospital

Custeado pela Prefeitura de Araguaína e gerenciado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, o HMA é vinculado ao SUS – Sistema Único de Saúde. O hospital possui 61 leitos e é referência em Pediatria para toda a macrorregião norte de saúde do Estado do Tocantins.

A unidade oferece serviços de UTI Pediátrica, Internação Pediátrica, Cirurgia Cardíaca Pediátrica e Neonatal, Cirurgias Pediátricas eletivas e de urgência. Também oferece à população exames laboratoriais, radiografia, eletrocardiograma, ecocardiograma e ultrassonografia.

“Esta certificação é um marco na história do hospital e vai trazer mais benefícios que vão impactar diretamente a comunidade, que vai continuar sentindo segurança em trazer suas crianças para ter um atendimento de qualidade e excelência”, afirma Waldemar Cardoso, diretor-geral das unidades ISAC em Araguaína.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.