Hospital Santa Catarina chega a 700 altas de pacientes com Covid-19

40

O Hospital Santa Catarina (HSC), de São Paulo (SP), chega esta semana à marca de 700 altas de pacientes com Covid-19. Uma dessas histórias mais recentes é de Tais Helena, de 32 anos. Ao receber alta da Unidade de Internação no dia 24 de junho, a paciente lembrou as maiores dificuldades de lutar pela vida e ficar distante dos filhos durante esse período, e agradeceu o cuidado dos profissionais durante o processo de recuperação.

Seu marido e seu filho já tinham confirmação para Covid-19, mas apresentaram sintomas leves da doença. Com Tais, a Covid-19 evoluiu de forma diferente, mais grave, comprometendo cerca de 50% dos seus pulmões, sendo necessária a internação de quatro dias.

“Foram muito cuidadosos no processo todo. Aqui a gente precisa ficar afastado da família, eu não podia cuidar do meu filho… dei entrada no Hospital chorando, e no caminho pra internação a enfermeira já me consolava. No exame mais invasivo, da gasometria, que é mais doloroso, vi a preocupação da equipe o tempo inteiro de não me machucar e cuidar da parte psicológica. Essa parte de uma alma humana cuidar de outra alma humana é o que recupera a gente. E todos, sem exceção, desde o médico até a moça da limpeza, quando podiam parar, me ouvir e me dar uma palavra, fizeram. Isso é coisa de quem gosta do que faz”. Após quatro dias de internação, Tais volta para casa com sentimento de vitória e uma única certeza: “Tudo vai passar”.