Hospital Santa Catarina oferece modelo híbrido inédito de tele reavaliação para Pronto Atendimento

A incorporação do atendimento virtual em serviços de saúde durante a pandemia tem se tornado cada vez mais frequente. Visando a melhoria da jornada do paciente no atual cenário, o Hospital Santa Catarina – Paulista iniciou, no dia primeiro de julho, o atendimento híbrido, que compreende a primeira etapa presencial e a reavaliação digital à distância. O modelo inédito, nomeado ‘tele reavaliação’, está em fase teste e já evidenciou 92% de aprovação entre os usuários. No momento, o serviço fica disponível para os pacientes com baixa complexidade que são atendidos presencialmente no Pronto Atendimento e realizaram exames laboratoriais e de imagem.

Para garantir a qualidade e segurança do recurso, os pacientes candidatos da tele reavaliação passam por um novo processo de triagem onde é utilizado o National Early Warning Score, ou NEWS, para estratificar o risco de deterioração precoce. Nos casos em que este risco não está presente, o paciente pode ser liberado logo após a realização dos exames para ser reavaliado virtualmente e, assim que os resultados estiverem disponíveis, a Instituição enviará um link de acesso a estes dados por mensagem ou e-mail, além de instruções para o agendamento de uma consulta de retorno, que poderá ser a distância.

De acordo com o Dr. Milton Inoue, Gerente Médico do Hospital Santa Catarina – Paulista e responsável pela equipe que implantou o projeto, este método garante uma compreensão ágil de cada caso atendido pela unidade e consegue determinar se o indivíduo deve permanecer no hospital para um tratamento imediato, ou se está liberado para receber seus resultados via dispositivo móvel ou computador. “Aqueles que foram autorizados a aguardar à distância, podem, até mesmo, agendar consultas de acompanhamento através dos serviços de telemedicina que já eram oferecidos anteriormente”, adiciona.

O modelo de tele reavaliação surgiu com o objetivo de melhorar a experiência dos pacientes durante a passagem pelo pronto socorro. Entre janeiro e fevereiro deste ano, a unidade de Pronto Atendimento (PA) do HSC conduziu uma pesquisa de satisfação que evidenciou oportunidades de melhoria no tempo de permanência de visitantes no ambiente hospitalar afim de mapear satisfação do cliente. A partir destes dados, foi idealizado o modelo de tele reavaliação para a redução deste prazo, com foco na satisfação, qualidade, segurança e humanização. Após a implementação da plataforma, o tempo de permanência no pronto socorro teve uma queda em torno de 50%.

O serviço fica disponível todos os dias da semana e, atualmente, segue em fase testes, abrangendo os clientes da unidade clínica e respiratória. Para a Dra. Micheli Ponte, coordenadora responsável pela equipe de Clínica Médica do Pronto Atendimento da instituição, o modelo híbrido agrega valor na experiência do paciente uma vez que a redução no tempo de permanência mitiga a sensação de insegurança no cenário da pandemia. “Enquanto o indivíduo aguarda à distância no conforto de sua residência ou trabalho, temos à disposição uma linha direta de contato virtual, que pode ser utilizada tanto pelo médico, quanto pelo atendido”, completa.

Em conclusão, aqueles que aguardam seus exames podem, a qualquer momento, entrar em contato com o Hospital e receber atualizações do seu quadro, no horário que desejarem. Segundo a coordenadora, “Este recurso veio para trazer inovação à médio e longo prazo no setor de atendimento hospitalar à distância, visando melhorar, cada vez mais, o bem-estar e a experiência da população durante as visitas ao hospital”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.