Hospital Santa Lúcia conquista a ONA nível 3

Após auditoria que avaliou estrutura, processos e resultados, o Hospital e Maternidade Santa Lúcia, no Rio de Janeiro (RJ), obteve em janeiro a acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 3, atingindo o grau máximo de reconhecimento da excelência dos serviços prestados, entrando para o seleto grupo de instituições brasileiras reconhecidas com este certificado de qualidade.

Para a garantia da certificação, foram avaliados diversos fatores que incluem critérios de segurança, gestão integrada dos processos e excelência em gestão, demonstração dos ciclos de melhorias e maturidade institucional.

A diretora da unidade, Dra. Mônica Barros explica que houve uma avaliação detalhada, através de uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC), representada por uma equipe de avaliadores habilitada, observando diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada, sendo o reconhecimento de que foram cumpridos os rigorosos padrões que a metodologia exige.

O trabalho de fortalecimento, padronização e constante melhoria dos processos foi comemorado pela gestora. “Não tivemos como foco apenas o certificado. Ele veio para demonstrar o constante esforço para beneficiar uma cultura de boas práticas na assistência e gestão que beneficiam tanto os pacientes como a equipe que atua na unidade”, celebra a diretora.

Pensando na constante melhoria, a Maternidade Santa Lúcia já pensa em novos desafios. “A cultura de excelência e consolidação das boas práticas, com foco total no paciente é o que nos desafia diariamente e nos estimula a crescer ”, destaca a diretora.

Como é feita a acreditação

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. A ONA tem seu modelo de avaliação reconhecido pela Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde (ISQua), parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo dividido em três categorias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.