O Hospital Santa Paula, em São Paulo (SP), acaba de inaugurar o Instituto de Reumatologia, uma área dedicada exclusivamente ao tratamento de doenças popularmente conhecidas como reumatismo. Existe mais de uma centena de doenças reumáticas. As mais comuns são osteoartrite – também conhecida como artrose, fibromialgia, osteoporose, lupus, artrite reumatoide e outras doenças inflamatórias como as espondiloartropatias soro negativas.
As doenças reumáticas representam um conjunto de diferentes doenças que acometem os ossos, as articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Elas também podem comprometer outras partes e funções do corpo humano, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele.
“A principal queixa das pessoas que chegam ao reumatologista é dor nas articulações. Em muitos casos, nas fases iniciais das doenças, as pessoas tentam tratar as crises de dor por conta própria, procuram um pronto-socorro ou outras especialidades para amenizar a dor e não prosseguem numa investigação da real causa por trás dessas crises. Quando o paciente chega ao reumatologista, a doença já pode estar mais avançada, tornando mais difícil e prolongado o tratamento”, afirma Jayme Fogagnolo Cobra, coordenador do Instituto de Reumatologia Santa Paula.
Jayme Fogagnolo Cobra coordena um grupo de reumatologistas que teve início com Castor Jordão Cobra, em 1942, em uma época que poucas pessoas se dedicavam a esta especialidade. Nesses mais de 75 anos de atividades, dezenas de especialistas se dedicaram em melhorar a qualidade de vida dos pacientes por meio de um tratamento individualizado. Atualmente, a equipe é formada por 26 médicos.
O especialista levou todo seu conhecimento para o Instituto de Reumatologia Santa Paula e montou uma equipe dedicada ao hospital. O funcionamento é de segunda a sábado para a realização dos atendimentos, exames e tratamentos eletivos. Os atendimentos podem vir tanto do pronto-atendimento do hospital como pela marcação de consultas.
“Nosso objetivo, com o Instituto de Reumatologia, é aumentar a conscientização das pessoas sobre o universo das doenças reumáticas. Com informação, as pessoas tendem a procurar ajuda mais precocemente. Desta forma, acreditamos que poderemos ajudar a diagnosticar as doenças nas fases mais iniciais, quando ainda não há sequelas, iniciando, portanto, o tratamento no momento certo, o que é um dos fatores determinantes para a eficácia na maioria dos casos”, conclui Jayme.
A humanização e o cuidado ao paciente de forma individualizada são as premissas do Hospital Santa Paula, que desde 2013 vem investindo na criação de institutos em seu complexo hospitalar para atender os pacientes de forma integrada, desde sua chegada, que às vezes se dá pelo pronto-atendimento, até o fim do tratamento, que pode acontecer meses depois. Neste contexto estão o Instituto de Oncologia, Instituto de Ortopedia, Instituto de Neurologia e agora o Instituto de Reumatologia, ainda pouco disseminado no Brasil por se tratar de um atendimento exclusivo a doenças silenciosas, mas que causa muita debilidade e limitações ao paciente.
Instituto de Reumatologia
Endereço: Av. Santo Amaro, 2382 – Vila Olímpia (mesmo prédio do Instituto de Oncologia)
Telefone: (11) 3040-8000