O “Escape Room”, jogo em que os participantes precisam desvendar enigmas para conseguir escapar de um cenário, agora também é uma importante ferramenta de treinamento profissional. A estratégia é utilizada pela Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo durante a Semana do TRR (Time de Resposta Rápida), que acontece entre os dias 8 e 10 de outubro.
A campanha anual desenvolvida pelo Serviço de Educação Continuada e Corporativo, além do Grupo de TRR, promove ações junto à equipe de Enfermagem da Clínica Médica, Cirúrgica e Oncológica, com o intuito de disseminar e reforçar informações sobre o Protocolo de Acionamento do Código Amarelo (código para evitar parada cardiorrespiratória).
O treinamento prepara os profissionais para detectar precocemente alterações de sinais vitais que pacientes podem apresentar entre 6 e 8 horas antes de sofrer uma parada cardiorrespiratória.
Com a adaptação do jogo de Escape Room, além de trabalhar o conteúdo técnico do curso, também são desenvolvidas as habilidades comportamentais como: empatia, cooperação, interação, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, inovação e gestão de crise.
Ao final do treinamento, os participantes são capazes de aplicar o fluxo de identificação e acionamento do Código Amarelo. Esse exercício é de suma importância para as equipes que atendem aos pacientes internados em unidades não críticas, porque possibilita a avaliação clínica e intervenção terapêutica precoce, reduzindo o número de intercorrências clínicas graves.