A prevalência de doenças do fígado, das vias biliares e do pâncreas vem aumentando nas últimas duas décadas. A constatação levou o Hospital São Vicente de Paulo, do Rio de Janeiro (RJ) a criar, em 2019, seu Centro Avançado Hepatobiliar. Coordenado pelo cirurgião do aparelho digestivo Douglas Bastos, o setor vem crescendo ao longo desse tempo na ordem de 30% ao ano, tanto no diagnóstico como no tratamento. “Atribuo esse fato à oferta de um ambiente único e multidisciplinar que oferece o cuidado ao paciente em todas as fases da sua doença. Nesse contexto, conseguimos otimizar tempo e resultado, e agregamos o atendimento humanizado à alta tecnologia em saúde”, afirma o coordenador. Ele acrescenta que, em pacientes hepatopatas, a atuação da equipe multidisciplinar reduz à metade a mortalidade em 12 meses e em 65% a reinternação em 30 dias.
Para Bastos, que é titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica, além de membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia Hepato Pancreato Biliar, a credibilidade do Hospital também proporciona mais segurança ao paciente para optar por um local que concentre desde o diagnóstico até a realização de cirurgias simples e outras de maior complexidade como os transplantes hepáticos, além do acompanhamento pós-cirúrgico.
O moderno parque tecnológico que atende o Centro Hepatobiliar conta com equipamentos de ponta que permitem o diagnóstico e estadiamento precisos doenças como nódulos hepáticos, cirrose hepática e câncer de fígado, além de tumores e cistos no pâncreas, entre outras. “No Centro Hepatobiliar, contamos com um equipamento de ultrassom exclusivo para a realização da elastografia hepática, que permite avaliar o grau de fibrose. Trata-se de um exame rápido e indolor e que permite dispensar a necessidade de biópsia no órgão”, esclarece a hepatologista do Centro, Andreia Evangelista.
O Centro Avançado Hepatobiliar do HSVP conta com equipe multiprofissional, composta por cirurgiões, anestesistas e clínicos especializados que atuam de forma agregada e com foco no paciente. A unidade oferece ainda aplicação de quimioterapia e de radioterapia para pacientes oncológicos, além do serviço de Hemodinâmica do HSVP, que é considerado referência.
Para marcar consulta no Centro Avançado Hepatobiliar, o telefone de contato da Central de Atendimento do HSVP é (21) 2563-2121. O Hospital São Vicente de Paulo fica na Rua Dr. Satamini, 333, na Tijuca – Rio de Janeiro.