Hospital São Vicente investe em inteligência artificial para tomada de decisão

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), de Jundiaí (SP), é o novo parceiro da healthtech Laura, startup que utiliza a inteligência artificial para a gestão e coordenação do cuidado dos pacientes dentro e fora dos hospitais. Com a novidade, agora as equipes assistenciais da instituição terão à sua disposição a tecnologia Laura Inteligência Clínica, que atuará como braço direito em tomadas de decisão mais assertivas e rápidas.

Com o recurso será possível automatizar a coleta e as análises de dados por meio da Inteligência Artificial, permitindo acesso rápido ao histórico dos pacientes, emissão de alertas, atualizações instantâneas, dentre outras possibilidades, de forma personalizada e pensada para a realidade do hospital. Por meio de uma interface simples e que se conecta a dispositivos de iOS, Android e Web, a ferramenta torna o acesso aos protocolos clínicos de forma mais rápida e fácil.

Sendo assim, a solução auxiliará os médicos e profissionais da saúde a mitigar alguns dos eventos adversos mais comuns na área, como diagnósticos tardios e/ou equivocados, procedimentos cirúrgicos desnecessários, comunicação falha com farmacêuticos hospitalares – acarretando na dosagem ou no medicamento errado -, falha de sigilo médico e preenchimento impreciso dos prontuários eletrônicos.

“Acreditamos que essa é a melhor forma de trazer autonomia aos profissionais da saúde e, também, garantir um atendimento mais ágil e assertivo para os pacientes. Isso porque o alto volume de dados, se não analisados de forma rápida e eficiente, traz falhas graves na transição das informações, dificultando a priorização e as tomadas de decisão dos médicos e interferindo, diretamente, nos cuidados com a saúde de um indivíduo”, afirma Hugo Morales, diretor médico e cofundador da Laura.

Com a novidade, os profissionais da saúde poderão, também, contar com a ferramenta Laura Assistant, feature do Inteligência Clínica, que disponibiliza três funcionalidades macro em um só lugar: gerenciamento de protocolos, hub de comunicação e suporte de decisão clínica, fazendo com que o acesso aos dados seja mais conciso e integrado com todas as equipes. “Vale ressaltar que a solução não se restringe, apenas, aos médicos, mas sim a toda cadeia dos cuidados com os pacientes, como laboratórios, fonoaudiólogos, nutricionistas e fisioterapeutas. Desta forma, tanto os pacientes quanto os profissionais terão um cuidado mais personalizado e que acompanha, de fato, toda a jornada daquele individuo”, finaliza Morales.

“Desde 2017 temos investido em novas tecnologias e novos equipamentos no Hospital São Vicente. A parceria com healthtech Laura é mais um passo para um atendimento mais seguro e assertivo para nossos  pacientes, oferecendo uma ferramenta de Inteligência Artificial para toda equipe médica e assistencial”, destaca o superintendente do Hospital São Vicente, Matheus Gomes.

Presente em mais de 40 instituições de saúde, a healthtech já realizou mais de 11 milhões de atendimentos e ajudou a reduzir o tempo de internação e de mortalidade hospitalar em 10% e 25%, respectivamente.

Laura

Eleita em 2021 como TOP 10 Open Startups, ranking que reconhece as startups mais atraentes para o mercado corporativo no país, a startup Laura oferece soluções de inteligência artificial com o objetivo de democratizar a saúde por meio da tecnologia e gerar impacto social positivo em escala, acompanhando toda jornada do paciente. Por meio de inteligência artificial e tecnologia cognitiva, a ferramenta permite a priorização de atendimento em instituições de saúde, assim como o gerenciamento de dados da rotina hospitalar, emitindo alertas para a equipe assistencial. Ativa desde 2016, a tecnologia da Laura já analisou mais de 11 milhões de atendimentos, reduziu em 25% a taxa de mortalidade hospitalar e ajudou a salvar cerca de 24 mil vidas.

Hospital antecipa 13º salário

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) antecipa o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos colaboradores para 26 de novembro.

Este é o segundo ano consecutivo que o HSV antecipa o pagamento do benefício a seus colaboradores. “Assumimos este hospital em 2017 com R$ 261 milhões em dívidas, sendo R$ 67 milhões em dívidas operacionais, conseguimos equalizar nossas finanças e hoje, quatro anos depois, temos orgulho em propiciar essa antecipação aos nossos colaboradores. São muitos desafios enfrentados e o cenário atual, principalmente em função da pandemia, não é dos melhores. Porém, acreditamos na gestão estratégica e transparente, a qual temos seguido até aqui com o apoio da Prefeitura Municipal de Jundiaí, por meio do prefeito Luiz Fernando Machado. A antecipação é mais um resultado do bom trabalho que temos realizado em equipe”, afirma o superintendente do HSV, Matheus Gomes.

A antecipação é também uma forma de agradecer e valorizar os profissionais da instituição, que há 20 meses têm desempenhado papel essencial no enfrentamento à pandemia Covid-19.

Redação

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