O Hospital Universitário de Jundiaí (SP) conquistou a certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação) Nível 2 por meio do processo de avaliação acreditado pela Fundação Vanzolini. A certificação, que demonstra a excelência do hospital em gestão da qualidade e segurança, foi celebrada na manhã desta terça-feira, dia 20 de julho, em videoconferência com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado, diretorias do HU, Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e Fundação Dr Jayme Rodrigues, autoridades e profissionais da instituição. A cerimônia também marcou a inauguração do novo anfiteatro e salas de aula no interior do HU.
O processo de acreditação do qual passou o HU de Jundiaí comprova a busca por melhoria contínua e mudanças positivas em processos como modelos de gestão, interação e desempenho entre os processos, capacitação e desenvolvimento dos colaboradores, gestão por resultados, desfecho clínico e segurança dos pacientes; e relação com fornecedores e prestadores de serviço.
O Nível 2, denominado ‘Acreditado Pleno’, é definido quando cumpre em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança, além de cumprir em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada.
Tendo os serviços de saúde como prioridade das ações de governo, o prefeito Luiz Fernando Machado avalia que a obtenção do Nível 2 mostra o diferencial do HU na prestação de atendimento humanizado. “Trata-se de um reconhecimento nacional para a rede de saúde de Jundiaí. O mérito é dos profissionais do hospital que se dedicam diariamente para oferecer a melhor assistência desde as primeiras horas de vida”, avalia.
Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, todos os investimentos realizados ao longo dos últimos anos no HU, garantiram para a cidade, os menores indicadores em taxa de mortalidade infantil. “O hospital é a referência materno-infantil de Jundiaí. O avanço na acreditação, acontecendo sequencialmente, é resultado da seriedade com que o trabalho é tratado por toda a equipe da instituição”, salienta.
O Hospital Universitário está sempre em busca de melhorias em todas as áreas, garantindo, assim, que os pacientes tenham acesso a uma assistência cada vez mais eficiente e qualificada. “Esta acreditação muito nos honra e atesta a excelência na gestão de qualidade e de segurança do nosso hospital”, comenta Evaldo Marchi, diretor da FMJ.
“O HU conquistou essa acreditação em um ano e meio, porém os hospitais levam em média 5 anos para alcançar essa meta, portanto parabéns para equipe da qualidade e de assistência do hospital”, comenta Fernando Berssaneti, diretor da Fundação Vanzolini.
A ONA é uma entidade privada que qualifica unidades de saúde públicas e particulares de todo o Brasil, seguindo padrões internacionais de segurança do paciente, atendimento, estrutura, entre outras exigências. É uma certificação de garantia da qualidade, como as certificações ISO, porém, é exclusivo para instituições de saúde.
Fundação Vanzolini acredita ONA Nível 2 ao HU Jundiaí
O Hospital Universitário de Jundiaí conquistou a certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação) Nível 2 por meio do processo de avaliação acreditado pela Fundação Vanzolini. A certificação, que demonstra o nível de excelência do hospital em gestão da qualidade e segurança, foi celebrada em evento virtual nesta terça-feira (20), por videoconferência, onde a instituição inaugurou também um novo anfiteatro e salas de aula. O evento teve a participação do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.
O processo de acreditação do qual passou o HU Jundiaí comprovou a busca por melhoria contínua e mudanças positivas em processos como modelos de gestão, interação e desempenho entre os processos, capacitação e desenvolvimento dos colaboradores, gestão por resultados, desfecho clínico e segurança dos pacientes; e relação com fornecedores e prestadores de serviço.
Entre os participantes da cerimônia estiveram: Fernando Berssaneti, diretor da área de certificação da Fundação Vanzolini; Luiz Fernando Machado e Gustavo Martineli, respectivamente, prefeito e vice-prefeito de Jundiaí. Fauoaz Taha, presidente da Câmara de Vereadores, e Tiago Texeira, gestor de saúde do município. Além dos professores Dr. Evaldo Marchi e Dra. Ana Carolina Marquesini de Camargo, respectivamente, diretor e vice-diretora da Faculdade de Medicina de Jundiaí.
A Acreditação ONA é um método de avaliação sistêmica que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no Setor da Saúde. Por meio da certificação as organizações de saúde adquirem reconhecimento público e proporcionam, com base em determinados padrões, a qualidade dos serviços prestados.
Nesse contexto, a Fundação Vanzolini está entre as principais IACs (Instituições Acreditadoras Credenciadas) da certificação ONA no Brasil. A metodologia é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS (Organização Mundial da Saúde).