Hospital Universitário utiliza celular para facilitar a comunicação entre pacientes e familiares

64

Com as visitas suspensas para proteger os pacientes da atual pandemia de Covid-19 na ala respiratória do Hospital Universitário de Jundiaí (SP), um projeto criado pela equipe do Setor Psicossocial para reaproximar da família aqueles que estão internados ganhou mais um empurrãozinho, os profissionais estão agora utilizando um aparelho de celular da instituição para fazer chamadas de vídeo com os parentes dos pacientes.

O HU vai utilizar a tecnologia para humanizar e diminuir a separação entre familiares durante a internação na UTI Respiratória. A visita virtual será mais uma aliada no tratamento dos pacientes com o novo Coronavírus.

“Pensando que esses pacientes têm permanecido sem a presença e o contato com seus familiares, a ideia veio como uma necessidade observada para se fazer prevalecer o atendimento humanizado e esses pacientes, que se sentem frequentemente angustiados não só pela ausência de contato, mas também pelo quadro clínico em si. É importante fazer com que eles se sintam acolhidos e recebam palavras de afeto e encorajamento vindas das pessoas queridas, que são capazes de otimizar a resposta positiva ao tratamento”, explica a psicóloga do HU, Adriana Ferigato Toffolo.

“É uma iniciativa simples, mas muito positiva. Este encontro virtual deixa o paciente mais calmo e animado contribuindo para que a internação seja menos dolorosa e angustiante. A família fica mais tranquila, pois apesar de receber o boletim médico diariamente, ver e falar com o paciente faz toda a diferença”, comenta a gerente assistencial do HU, Larissa Castro.

Para que o projeto fosse possível, protocolos de higiene foram seguidos, por isso é possível notar que o celular está revestido com material que permite a higienização após cada chamada.

Outra ação realizada pelo setor junto a esses pacientes consiste em um contato diário com os familiares para saber se eles estão recebendo as informações, como foi a vídeo chamada e o boletim médico.