Hospital VITA Curitiba renova certificação internacional na categoria diamante

O Hospital VITA Curitiba (PR), localizado na Linha Verde Norte, acaba de receber a recertificação internacional na categoria Diamante. A renovação do reconhecimento foi realizada pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG) – especialista no mercado de certificação e implementação de programas de gestão de qualidade do segmento saúde, utilizando a metodologia QMentum International – aplicada no Brasil pelo IQG por meio da joint venture com o Health Standards Organization (HSO). A ferramenta orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde, utilizando critérios globais de validação.

O VITA Curitiba, que atua há 25 anos em prol da saúde e qualidade de vida da população, foi o primeiro hospital brasileiro a obter este selo internacional, em 2008, conferido pela Canadian Council on Health Services Accreditation (CCHSA). Desde então, é reavaliado todos os anos para manter a chancela.

Segundo a coordenadora do Escritório da Qualidade do Hospital VITA, a médica infectologista Marta Fragoso, devido às restrições, cuidados e distanciamento que o momento de pandemia requer, as avaliações e o acompanhamento foram realizados de forma remota, totalmente digital, à distância, sem a presença dos peritos. Dra. Marta explica que as avaliações são realizadas por equipes de profissionais experientes, com o compromisso de tornar o processo acessível. Toda a metodologia está alinhada com os princípios da Governança Clínica, sendo utilizada em mais de 40 países pelo mundo.

Além da Governança Clínica, a metodologia baseia-se nos princípios de Gestão do Conhecimento & Dimensões da Qualidade; Times de Alta Performance; ROPs – conjunto de práticas que proporciona ligação direta entre os conhecimentos da organização, a estratégia, a qualidade e a segurança do cuidado. A QMentum International se diferencia pelo uso de ferramentas específicas de trabalho que permitem a avaliação e reestruturação também dos processos transversais à assistência.

A superintendente operacional do VITA, Neidamar Fugaça, destaca que um dos diferenciais do sistema de avaliação é que além de entrevistar os gestores, os representantes da instituição canadense conversam também com os colaboradores. “Isto possibilita aprofundar e verificar os resultados na prática”, salienta a gestora. Segundo ela, esse formato de análise oferece ainda mais segurança e avalia todos os critérios que envolvem segurança assistencial, desde a internação até a alta do paciente.

“Dia a dia mantemos o nosso compromisso com a qualidade e a segurança assistencial, por meio de processos e protocolos que são executados com dedicação por nossos profissionais. A renovação da certificação é possível graças ao empenho e profissionalismo da nossa equipe”, frisa a superintendente operacional.

Certificação

O Instituto Qualisa de Gestão (IQG) – maior instituição acreditadora credenciada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), responsável pelo diagnóstico e certificação de mais de 400 organizações de saúde no Brasil, em parceria com a Health Standards Organization (HSO – antiga Accreditation Canada International) possibilita que as instituições de saúde brasileiras acessem padrões internacionais de excelência e inovação com oportunidades únicas de troca de expertise e de benchmarking.

A Accreditation Canada é reconhecida mundialmente, tendo mais de 50 anos de experiência em acreditação no Canadá e no mundo. Por meio do IQG oferece suporte contínuo no Brasil durante todo o processo de preparação para a certificação, fornecendo apoio para a compreensão e implementação dos padrões e requisitos necessários. Com um projeto alinhado às necessidades, ao contexto e ao momento de cada organização, trabalham para o alcance sustentável do mais alto nível da inovadora acreditação internacional – o Qmentum International.

Metodologia Qmentum – O sistema internacional de excelência orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança. Para tanto, utiliza critérios internacionais com validação mundial. O formato está alinhado com os princípios da Governança Clínica, sendo utilizado em mais de 50 países, incluindo América do Norte, Europa, Ásia e América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.