Hospitalar caminha para 27ª edição sempre integrando o setor e gerando negócios

569

A Hospitalar agora faz parte da Informa Markets, líder global de eventos, negócios e plataformas digitais que une os profissionais da cadeia da saúde e, por isso, sua marca foi totalmente renovada e alinhada aos eventos internacionais de saúde do grupo.

“A Informa assumiu a Hospitalar em 2018, através da combinação dos negócios com a UBM. Estamos mundialmente muito bem posicionados no segmento de Healthcare, ajudando as empresas e instituições de saúde a prosperarem em um mundo em constante transformação”, destaca Rodrigo Moreira, Diretor de Estratégia da Informa Markets.

Segundo ele, o foco no segmento de saúde, os investimentos que estão sendo feitos, o alcance global – mas ao mesmo tempo a proximidade com os mercados – são elementos que têm contribuído muito para a Hospitalar buscar seu caminho de desenvolvimento. “A Informa acredita muito no relacionamento e na participação ativa com o mercado de saúde, não apenas na realização de uma feira pontual, por isso estamos preocupados em formar uma jornada mais ampla que facilite o crescimento do setor. Todos estes fatores estão alinhados com os princípios que a Hospitalar tem e vem consistentemente reafirmando ao longo de sua história”, salienta.

Rodrigo Moreira, Diretor de Estratégia da Informa Markets

Para Moreira, o mercado tem analisado e respondido positivamente ao trabalho que a Hospitalar tem feito, haja vista o número de empresas que apoiam (1.200 expositores em 2019), o nível de visitação atraído (90.000 visitas profissionais) e as sólidas parcerias construídas ao longo de toda a história do evento. “É nosso papel evoluir, assim como o sistema de saúde brasileiro e mundial tem feito e fará de forma ainda mais intensa. Precisamos ler as tendências, seguir com o mercado de forma absolutamente conjunta e traduzir isso em produtos e serviços melhores para a comunidade de saúde”, reforça.

Ele anuncia como novidade para 2020 a reorganização da grade de conteúdo, com o objetivo de trazer mais opções e aprofundar ainda mais a qualidade do que já é oferecido pela equipe da Hospitalar junto aos parceiros e colaboradores. “Estamos em fase de elaboração dos projetos e vamos, aos poucos, revelando as novidades. Mas já podemos garantir que será uma evolução importante e focada nas necessidades do mercado”, conta Moreira.

Em novo endereço

O São Paulo Expo tem localização privilegiada e conta com garagem para mais de 4.500 vagas cobertas

Para a próxima edição, que acontece de 19 a 22 de maio de 2020, a grande novidade é a mudança para o São Paulo Expo, o centro de exposições mais moderno da América Latina, localizado na Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, em São Paulo. A poucos minutos do Rodoanel Mário Covas, do Aeroporto de Congonhas e do Metrô Jabaquara, o local está próximo de grande rede hoteleira, oferecendo conforto e comodidade a expositores e visitantes. São mais de 7.600 quartos disponíveis nos hotéis da região, como Melià, Bourbon, Pullman, Gran Mercure e Ibis.

O novo pavilhão da Hospitalar tem uma área de exposição com 90 mil m²
Willians Lopes, Diretor Comercial e de Marketing do São Paulo Expo

Com uma infraestrutura completa e arquitetura moderna, o São Paulo Expo conta com ambientes flexíveis e espaços modulares, para proporcionar soluções personalizadas para cada tipo de evento. Entre as características principais que tornam o espaço competitivo no mercado está sua localização privilegiada, um edifício garagem com mais de 4.500 vagas cobertas e estrutura aérea e subterrânea, que proporcionam uma montagem criativa e funcional, além de conforto e hospitalidade aos visitantes.

O novo pavilhão da Hospitalar tem uma área de exposição com 90 mil m², modulações para até oito pavilhões, característica que possibilita a realização de eventos simultâneos. Além disso, possui 10 mil m², com 34 salas modulares com divisórias acústicas e opções de acesso independente ou integrado ao pavilhão.

Viviane Santos, Gerente de Marketing da Informa Markets

O São Paulo Expo oferece ainda uma gama de opções de restaurantes e lanchonetes de cardápios variados na praça de alimentação e também mais opções de restaurantes anexos que possuem cardápio diversificado, além de cafeterias.

“É realmente uma grande honra para o São Paulo Expo sediar pela primeira vez a Hospitalar – a maior feira de saúde da América Latina. Este evento entra em sua 27ª edição com credibilidade e desenvolvimento. Nosso esforço estará sempre concentrado em continuar garantindo a qualidade na infraestrutura e hospitalidade para que eventos como este continuem crescendo e se reafirmando no setor”, destaca Willians Lopes, Diretor Comercial e de Marketing do São Paulo Expo.

Segundo Viviane Santos, Gerente de Marketing da Informa Markets, a mudança foi determinada pela própria demanda do público, visitantes e expositores, por uma melhor estrutura e por um local que atenda às necessidades de ambos. “Neste novo pavilhão, teremos mais espaço para a geração de negócios, algo essencial para a feira”, ressalta.

História de liderança

 

“Somos pioneiros em muitos projetos, contribuindo para o setor de forma positiva, sem priorizar ou beneficiar uma única instituição. A posição neutra e a independência em todos os aspectos nos conferiram a posição de liderança”, frisa a fundadora e presidente da Hospitalar, Dra. Waleska Santos

A Hospitalar nasceu a partir da observação do próprio mercado de saúde: havia pouca informação disponível sobre produtos, equipamentos e serviços, sem falar no alto preço de aquisição. Além disso, a cadeia produtiva do setor estava dispersa, não havia comunicação entre os profissionais. Como médica, a Dra. Waleska Santos identificou esses problemas e, em 1994, com o apoio de seu marido, Francisco Santos, fundador e presidente do Grupo Couromoda, criou a Hospitalar, da qual é presidente.

“A Hospitalar sempre focou no paciente, buscando conhecer as necessidades, os anseios e as dificuldades que os hospitais e seus profissionais têm para desempenhar suas atividades. O grande mérito de todo esse nosso trabalho de quase 30 anos é que a Hospitalar é hoje considerada a grande convenção do setor de saúde e de profissionais da área no Brasil e no continente latino-americano, sendo referência no mundo todo”, ressalta a Dra. Waleska.

O evento tem como característica integrar todo o segmento. “Apoiamos a união e a agregação de toda a cadeia de saúde no Brasil e também a formação de instituições mais específicas para cada área. Apoiamos de forma muito ativa reuniões e associações que foram surgindo a partir de conversas na própria Hospitalar”, expõe.

A Hospitalar é o ambiente propício para os avanços da medicina, mostrando novas formas de ampliar a eficiência dos serviços de saúde e o seu acesso.

A voz dos expositores

As relações profissionais e pessoais saudáveis permeadas todo o tempo pela mais perfeita harmonia são a marca da trajetória da Hospitalar. “Essas relações sempre foram alimentadas por respeito, apoio, ética e admiração por nossos parceiros, expositores e o público profissional”, garante a Dra. Waleska.

Essa verdade é expressa pelos próprios expositores. Muitos participam desde a primeira edição, como a Sismatec, especializada em equipamentos para centro cirúrgico. “Para nós, a Hospitalar é a feira mais importante, possibilitando contato com clientes que, muitas vezes, só falamos por telefone ou e-mail, viabilizando, também, ótimos negócios. Nossas metas para o evento crescem ano a ano e sempre alcançamos resultados maiores que o esperado”, conta Vanessa Machado Corrêa, supervisora comercial.

Outra empresa presente desde 1994 na feira é a Samtronic, que há 32 anos atua no mercado de sistemas de infusão e seus derivados. “Nosso envolvimento com a organização do evento vai além de uma simples interação comercial: nós estreitamos a amizade a cada edição. A Hospitalar é uma grande parceira para a divulgação institucional, promovendo o crescimento da marca Samtronic e a divulgação adequada dos nossos produtos”, expõe Edgar Muller, diretor presidente.

Há 20 anos como expositora, a Hillrom, fabricante de equipamentos e dispositivos médicos voltados ao cuidado contínuo do paciente dentro e fora do ambiente hospitalar, sempre teve experiências muito produtivas em toda as edições. “Temos uma excelente relação com a Hospitalar e com a Dra. Waleska Santos, que sempre nos acolheu muito bem. Os resultados obtidos superam as expectativas, sendo o momento do ano mais esperado para divulgar novas soluções e inovações ao mercado”, expõe Bernardo Medrado, diretor geral da Hillrom Brasil.

Especializada em tecnologia médica e de segurança, a alemã Dräger participa há mais de 20 anos da Hospitalar, feira que possibilita à empresa uma maior aproximação com clientes das cinco regiões do país. “Ao longo desses anos, fortalecemos a presença de nossa marca no Brasil e a Hospitalar foi um dos fatores que nos permitiu tal conquista. Através do evento, nos relacionamos com nossos clientes, apresentando nossas soluções e novidades, iniciamos e até mesmo realizamos negócios, o que é o principal diferencial da feira para nós”, conta Paulo Pinto, diretor-presidente da Dräger Brasil.

Outra marca que cresceu junto com a Hospitalar é a Sincron, como conta Liliana Chiodo Cherfen, CEO Titular. Pioneira no Brasil em chamadas de enfermagem, a empresa está se reposicionando no mercado oferecendo também software de gerenciamento de leitos e alarmes. “A marca tem 90 anos e, desde que a adquiri, em 2005, somos expositores da Hospitalar, que tem nos ajudado em nosso reposicionamento. Inclusive, este ano, participamos pela primeira vez do HIS, evento de tecnologia que integra o portfólio da Informa Markets”, revela.

Como a empresa está presente em mais de 50% dos hospitais brasileiros, a feira acaba sendo um ponto de encontro saudável e produtivo dos representantes e clientes que vêm de outros estados. “Nosso crescimento exponencial, a cada ano, se dá em parceria com a Hospitalar. Por mais que estejamos na era de tecnologia, as conexões presenciais são extremamente necessárias e o evento é uma grande oportunidade de aproximar as pessoas”, ressalta Liliana.

A voz das associações

Várias entidades são parceiras da Hospitalar desde o nascimento da feira e outras, ainda, foram criadas dentro do próprio evento e ganharam representatividade ao longo dos anos. Para o Dr. Luiz Fernando Ferrari Neto, vice-presidente do Sindhosp – Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Laboratórios e demais estabelecimentos de saúde do Estado de São Paulo, a feira agrega conhecimento e negócios. A entidade está com a Hospitalar desde a primeira edição.

Outra instituição que fez parte da fundação da Hospitalar é a Fenaess – Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde. Segundo seu vice-presidente, o Dr. Pedro Wanderley de Aragão, a federação apoia a Hospitalar porque é uma forma de divulgar soluções e equipamentos que os estabelecimentos de saúde de todos os estados brasileiros precisam. “A feira é fundamental ao setor pois permite a atualização do mercado e demonstra as ações da entidade em prol do desenvolvimento da saúde.”

Também está junta à Hospitalar desde o começo a FBAH – Federação Brasileira de Administradores Hospitalares, que tem 48 anos de existência. Liliana Chiodo Cherfen, presidente da entidade, conta que a federação sempre esteve muito próxima da Hospitalar, principalmente da área de conteúdo. Juntas, criaram o evento Clínica de Administradores da FBAH, que foca na troca de conhecimento nas áreas científica, de tecnologia e também de desenvolvimento humano. “Temos um imenso respeito e admiração pela Hospitalar, que nunca deixou de nos estender a mão. Toda a equipe é extremamente ética e parceira. Agradecemos a parceria não só em prol da associação, mas principalmente de um bem maior, que é a melhora da saúde do nosso país”, destaca.

A Hospitalar sempre esteve presente ao longo dos 25 anos de história da CNSaúde – Confederação Nacional de Saúde. “Na semana em que acontece a feira, consideramos a semana internacional da saúde no Brasil, onde se discute e se encontra todos os players do setor”, expõe Breno Monteiro, presidente da entidade.

Por sua vez, Dr. Adelvânio Francisco Morato, presidente da FBH – Federação Brasileira de Hospitais, ressalta que a feira é uma grande influenciadora no que diz respeito à informação e à qualificação dos estabelecimentos de saúde do país. “Como representante legítima dos hospitais brasileiros, não podemos ficar fora de uma feira tão importante quanto a Hospitalar.”

Também pela FBH, o secretário geral, Dr. Luiz Aramicy Pinto, lembra que o pequeno, o médio e o grande proprietário de hospital, da mais longínqua região do país, tem a Hospitalar no calendário. “Está em seu DNA vir à feira para resolver seus negócios, comprar equipamentos e, até mesmo, se atualizar do ponto de vista cultural do que ocorre dentro da própria Hospitalar.”

A Abimed – Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde é uma das entidades que nasceram na própria feira, em 1996. “Desde aquele momento, nós percebemos sua relevância e hoje em dia não temos dúvida que é ela que congrega toda essa cadeia. Nossos associados mostram que a cada ano que passa, a Hospitalar comprova mais sua importância na divulgação e no crescimento dos negócios”, expõe Carlos Goulart, Relações Institucionais e Governamentais da instituição.

Outra entidade parceria é a Anahp – Associação Nacional de Hospitais Privados, que, segundo Jadson Costa, diretor de mercado, vê o evento como de grande significância para o setor. “É um lugar onde as pessoas se encontram, se reúnem, discutem ideias, fazem negócios e têm acesso a conteúdo de grande relevância para todo o ecossistema da saúde.”

Para Vanessa Silva, diretora executiva da Anbiotec – Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia, é uma honra ser parceria da Hospitalar. “Desde 2010 estamos juntos, realizando ações e parcerias, trazendo empresários para o setor de tecnologia e saúde do país. Gostaríamos de reafirmar aqui o nosso apoio e dizer que queremos trazer startups para o Brasil, mais assuntos de inovação e colocar à disposição nossa rede de bionegócios para fortalecer ainda mais a parceria com a Hospitalar”, expõe.

Em seus 20 anos de atuação, a ONA – Organização Nacional de Acreditação tem participado de todas as edições da Hospitalar. Segundo o presidente, Cláudio Allgayer, esta parceria tem se fortalecido ao longo do tempo, principalmente pelo papel fundamental do evento, que agrega tantos profissionais, instituições e empresas, colaborando para que os temas como a segurança do paciente e a qualidade na saúde sejam constantemente debatidos. “Outro ponto importante é a participação direta da ONA dentro da Hospitalar, que nos possibilita um contato muito mais próximo com o público, que pode nos conhecer, tirar dúvidas e compreender melhor a importância dos padrões nacionais de qualidade e segurança do paciente”, salienta.

Por sua vez, a ASAP – Aliança para a Saúde Populacional está há três anos com a Hospitalar, o que, para Luciene Carvalho M. Giusti, gestora executiva, tem sido muito importante para a entidade, em especial neste momento no qual o mercado da saúde está procurando se reinventar na busca da sustentabilidade do sistema em termos de custo e de valor em saúde entregue às pessoas.

“Essa parceria é uma excelente oportunidade de reunirmos todo o ecossistema relacionado à saúde para discussões em torno da saúde populacional, compartilhando conhecimentos, experiências e projetos que demonstrem inovação, novos modelos assistenciais, de remuneração e resultados que possam inspirar outras empresas e instituições de saúde”, expõe.

Para José Luiz Gomes do Amaral, presidente da APM – Associação Paulista de Medicina, a Hospitalar é um evento que marca o progresso da ciência médica e vai ao encontro do anseio geral do Brasil por excelência na saúde. “Em nossas participações, já tivemos a oportunidade de dialogar abertamente com os diversos segmentos da saúde, com a mídia e a sociedade civil, colocando em pauta pública debates de relevância, como o processo de formação em medicina e a relação de pacientes e prestadores com planos de saúde. Só  esta abertura para a polêmica e a apresentação de questões socialmente importantes já dá a dimensão das contribuições da Hospitalar.”

O evento também tem parceria com a Abramed – Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica. De acordo com a diretora executiva, Priscilla Franklin Martins, a Hospitalar é referência no segmento de saúde como um espaço de reunião de atores, de protagonismo em importantes discussões, de troca de experiências e melhores práticas. “O setor de medicina diagnóstica é fundamental dentro da cadeia da saúde e não poderia ficar de fora deste rico ambiente, que há quase três décadas contribui para a construção de uma saúde melhor no Brasil”, frisa.

Outras instituições parceiras da Hospitalar são o ICOS – Instituto Coalizão Saúde e o CBEXs – Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde.

Agregando experiências

Eduardo Paes de Barros, Diretor de Negócios da Informa Markets

Eduardo Paes de Barros acaba de chegar à equipe para agregar ainda mais às atividades da Informa Markets na área de saúde. O novo diretor de negócios trabalhou mais de vinte anos com gestão de negócios, vendas, marketing e consultoria em multinacionais como Accenture, Bionexo, Grupo Expressa, Johnson & Johnson e Medtronic. “Minha experiência nessas empresas me ajuda a entender como diferentes tipos de negócios interagem com os agentes do setor de saúde. Esse conhecimento está muito relacionado a um objetivo central do time de Healthcare da Informa Markets: ajudar a conectar os diferentes agentes do segmento, 365 dias por ano”, expõe Barros.

Entre suas prioridades no cargo, no curto prazo, está implementar mudanças no SBF – Saúde Business Fórum, criando mais oportunidades de conexão entre os participantes. “Acreditamos que conexões mais fortes geram mais colaboração e evolução. Também queremos entregar a maior e a melhor feira Hospitalar de todos os tempos”, revela.

No médio prazo, o foco é evoluir a plataforma digital, que tem o site SaúdeBusiness.com como peça central. “No mundo B2B, acreditamos em estratégias de marketing que combinam ações online e offline, low-touch e high-touch.”

O novo diretor de negócios garante que não só a divisão Healthcare da Informa Markets, mas também toda a empresa, está muito comprometida com a Hospitalar 2020, que será a primeira no São Paulo Expo. “Já estamos com 80% da área ocupada. Muitos expositores ampliaram seus investimentos em relação a 2019. Há um cuidado muito grande para que os visitantes tenham uma excelente experiência, seja na área de exposição, seja nos mais de 40 congressos que ocorrem durante o evento”, comenta Barros.

27ª Hospitalar – De 19 a 22 de maio de 2020, das 11h às 20h, no São Paulo Expo

Informações: www.hospitalar.com

Matéria originalmente publicada na Revista Hospitais Brasil edição 99, de setembro/outubro de 2019. Para vê-la no original, acesse: portalhospitaisbrasil.com.br/edicao-99-revista-hospitais-brasil

Deixe seu comentário