Implante de íris artificial pode recuperar visão e autoestima do paciente

A Advance Vision acaba de lançar, com exclusividade no país, a ARTIFICIALÍRIS, implante ocular fabricado pela alemã HumanOptics, que tem se tornado uma alternativa de tratamento para pacientes com perda total ou parcial da íris, com ótimos resultados na recuperação médica e estética. O implante é reconhecido pela Comunidade Europeia, FDA –  Food and Drug Administration, dos EUA, e foi liberado pela ANVISA, em 2021.

Assim como as impressões digitais nas pontas dos dedos, a íris é única para cada indivíduo e para cada olho. Sua forma e cor se constroem num processo biológico aleatório e com variáveis genéticas, durante a gestação. A função da íris, área circular e colorida ao redor da pupila, é muito mais que estética. Ela controla a quantidade de luz que entra nos olhos, em todos os ambientes, com maior ou menor claridade.

Porém, viver sem íris é um problema grave de saúde e a principal causa é a Aniridia, doença rara e congênita, com perda total ou parcial da íris. Esta deficiência também pode ocorrer por traumas ou acidentes, gerando danos na visão e na profundidade focal, maior sensibilidade à luz e impacto negativo na qualidade de vida.

Até alguns anos, a reconstrução da íris foi um procedimento cirúrgico desafiador, com várias incisões e uma estética não muito favorável. O implante de íris artificial tem trazido ótimos resultados terapêuticos, principalmente para os casos traumáticos, reestabelecendo a anatomia e a estética ocular.

“Graças aos avanços tecnológicos, o implante ocular de íris artificial estabelece um novo nível na reabilitação destes pacientes, com expressiva melhora na visão, diminuição da sensibilidade à luz e alguns casos de visão dupla. Não é uma indicação com objetivo estético, mas pode contribuir na aparência dos olhos, aumentando a autoestima, principalmente dos jovens acometidos pela perda parcial ou total da íris”, explica o oftalmologista Dr. Renato Kingelfus Pinheiro.

Inovação e Versatilidade

A versão SELECT da ARTIFICIALÍRIS conta com três colorações: verde, azul e castanho, com tons diferentes. O implante ocular é produzido num silicone altamente flexível e biocompatível, clinicamente comprovado por duas décadas. Pode ser dobrado e enrolado para inserção, através de pequenas incisões, o que agiliza o procedimento cirúrgico. Além da aparência, as opções de aplicação também podem ser ajustadas à anatomia, e adaptadas às condições específicas do olho afetado.

No mundo, cerca de 4.200 pessoas já realizaram o implante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.