Iniciativa inspira programa de reforma de camas com mão de obra dos reeducandos

Na sexta-feira (8) foi formalizada a entrega da Oficina Escola “Projeto Aconchego”, no CDP – Centro de Detenção Provisória de Jundiaí (SP). O programa, que tem total apoio da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap, visa capacitar reeducandos da unidade penal para o conserto de camas hospitalares, destinadas a pacientes carentes em internação domiciliar. A ideia surgiu a partir de uma visita do diretor do estabelecimento penal, Alexandre Apolinário de Oliveira, ao Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), realizada em fevereiro de 2020.

“O Matheus – refere-se ao superintendente do HSV – me apresentou o projeto Acolha um Quarto, Conforte Vidas e me mostrou as melhorias que estavam sendo realizadas no hospital. Dentre elas, a substituição de camas. Foi aí que surgiu a ideia de atrelar o conserto de unidades que seriam descartadas, ampliando sua vida útil para o uso em outras situações, a um projeto de ressociação”, relembra Apolinário. O projeto “Acolha um Quanto, Conforte Vidas”, lançado em março de 2019, tem possibilitado a reforma dos 72 quartos e banheiros do hospital centenário com a ajuda de pessoas físicas e iniciativa privada.

“Nos sentimos honrados por nosso projeto render bons frutos, inspirando iniciativas como esta do CDP que irá beneficiar toda a nossa comunidade. Também cumprimos assim um importante papel social, ajudando na formação da população carcerária, que ao cumprir sua pena, terá uma formação”, diz Matheus Gomes.

O Projeto Aconchego irá capacitar oito turmas diferentes, cada uma com 16 alunos, em auxiliar de metalurgia. A carga horária será de 160 horas, durante 40 dias letivos. De início, serão arrumadas 86 camas, cujas primeiras unidades devem ficar prontas na segunda quinzena do mês que vem. A iniciativa tem a doação de insumos e professores custeados pela Sociedade Vicentina São Vicente de Paulo.

ZucaToys doa brinquedos para campanha da semana da criança

A empresa de brinquedos ZucaToys, localizada em Itatiba, foi uma das grandes colaboradoras da campanha “Doe brinquedos, faça uma criança feliz”, realizada em conjunto pelo Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), Hospital Universitário (HU) e Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). A fabricante de brinquedos, que atua há 25 anos no setor, doou 86 brinquedos novos para a iniciativa.

Os brinquedos novos foram doados ao Fundo Social de Solidariedade (Funss) e já direcionados aos pacientes infantis do HU. Os demais itens, usados em bom estado, foram direcionados para a Campanha Permanente do Funss.

Representantes Mary Kay entregam lenços e batons para pacientes da Radioterapia

Com o objetivo de elevar a autoestima das pacientes em tratamento oncológico no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), a diretora Mary Kay, Thaís Dornelles e a voluntária Gislaine Aparecida Américo Dourado, realizaram uma ação especial na manhã da última sexta-feira (8). As pacientes foram surpreendidas com a entrega de lenços e batons na unidade de Radioterapia. A iniciativa foi viabilizada em parceria com as empresas República dos Vestidos e Megalink Telecomunicações.

A ideia inicial era oferecer uma aula de auto maquiagem para as pacientes, porém, frente a pandemia Covid-19, os planos foram mudados. Nascia assim uma campanha de arrecadação: a cada três batons adquiridos por meio das consultoras da unidade conduzida por Thais, um lenço é doado para as pacientes oncológicas do HSV. A proposta chamou a atenção da empresa República dos Vestidos, que já realizou a doação de 30 lenços, a mesma quantidade de batons foram doados pela Megalink.

“Trabalhei no Hospital São Vicente por 12 anos e amo essa instituição. Foi muito emocionante, muito além do que imaginávamos. Durante a entrega, as pacientes falaram que gostariam de fazer a micropigmentação das sobrancelhas, então nós também nos propusemos a buscar parcerias que nos ajudem a atender essa demanda, sejam profissionais independentes ou espaços de beleza. Todas essas ações permanecem até o final do mês”, explica a diretoria Mary Kay.

Em tratamento oncológico, Gislaine tem um propósito a mais para participar da ação. “Descobrir uma doença nunca é bom. Descobri o tumor porque sempre tive um sonho de colocar próteses de silicone, por estética mesmo. Então, com incentivo do meu esposo, resolvi procurar um cirurgião plástico em janeiro deste ano. Em um dos exames que precisei realizar, foi identificado um nódulo. De imediato a médica me solicitou uma biópsia com urgência. Com o auxílio de outros exames, recebi o diagnóstico. Confesso que foram dias extremamente difíceis para mim. Porém, em meio ao que estava acontecendo, só decidi viver. Continuo em tratamento, mas essa doença não me define e não vai roubar os meus sonhos e projetos”, conta emocionada.

A voluntária ainda motiva outras mulheres que também enfrentam o câncer de mama. “O que eu digo para essas mulheres é que se amem em primeiro lugar. Nunca participei de uma ação como essa. Eu realmente adorei estar no hospital. Meu objetivo é levar um pouco de carinho e afeto, mostrar para elas que somos lindas com cabelos ou sem cabelos e que existem acessórios que podem fazer toda a diferença e elevar a nossa autoestima, pois somos poderosas. Estar ao lado de pessoas que nos amam também faz toda a diferença, nos traz ânimo, fé e esperança”.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.