Especialista no tratamento do câncer de mama e hospital com a maior demanda dessa especialidade na cidade de São Paulo, o IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer realiza no dia 29 de setembro, a 58ª edição da Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama.
Organizado pela Life Marketing Esportivo com o apoio da Prefeitura de São Paulo, o evento ocorre a partir das 7h, no Campo de Marte, e terá os percursos de corrida de 5km e 10 km e caminhada de 3km para mulheres e homens. As inscrições podem ser feitas no www.corridaibcc.com.br.
Em 2018, o evento reuniu mais de 8 mil pessoas entre participantes e acompanhantes, num dia especial para comemorar a vida. Os participantes procuram bater recordes pessoais, mas são as histórias de vida de cada um que fazem a diferença nesse dia.
A corrida é uma forma de engajamento na luta contra a doença mostrando a prevenção e detecção precoce como fator de superação. Quem participa da Corrida e Caminhada, mais do que lutar pelo pódio de chegada, luta pela conscientização sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce do tipo de câncer que mais mata as mulheres no país, através do autoexame e mamografia. A cada ano, quase 60 mil novos casos surgem no Brasil e podem ser curados em mais de 90% dos casos – se diagnosticada em fase inicial.
Além da conscientização, a prática de atividades esportivas contribui muito para uma vida saudável. “É comprovado que pessoas que mantém um estilo de vida saudável, aliando uma alimentação balanceada a prática regular de atividade esportiva, tem uma probabilidade menor de serem diagnosticados com câncer, além de outras doenças”, afirma o responsável técnico do IBCC, Dr. Walter Galvão.
Os valores líquidos arrecadados pela Corrida serão revertidos para a Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, cuja marca o IBCC detém os direitos exclusivos de uso no Brasil desde 1995, e que desde então tem colaborado para o crescimento e aperfeiçoamento dos serviços prestados pelo IBCC. Este ano, a corrida abre o calendário de ações da campanha Outubro Rosa que será realizada pelo instituto.
Corrida
Entre os mais diversos eventos que o IBCC promove para a campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, sem dúvida, um dos mais importantes e reconhecidos é a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama. Criada em 1999, o evento fitness já faz parte do calendário de milhares de pessoas, atletas ou não, que todos os anos vestem a camisa estampada com o alvo azul, enchem suas garrafinhas d’água e aproveitam o percurso.
O IBCC já realizou 57 edições do evento em mais de 10 cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá, Blumenau, Brasília, Curitiba, Recife, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, Florianópolis e Porto Alegre.
Segundo a diretora executiva do IBCC, Joyce Romanelli, “apesar de ser um evento já estabelecido, nossa expectativa é continuarmos com o crescimento do público participante, para que mais pessoas sejam impactadas com a mensagem do IBCC a respeito da conscientização a respeito do Câncer de Mama”, afirma.
“O Câncer de Mama no Alvo da Moda”
A Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” foi idealizada em 1994 por Ralph Lauren, que após acompanhar a luta de sua amiga e jornalista Nina Hyde contra o câncer de mama, decidiu que precisava usar a moda para falar com as mulheres sobre esse assunto. Criador do alvo azul, ele fez muito mais do que isso.
Sua campanha, abraçada pelos seus colegas do Council of Fashion Designers of America (CFDA), fez sucesso nos EUA e chegou ao Brasil em 1995, com a escolha do IBCC como detentor exclusivo da marca. Há 27 anos, os recursos arrecadados pela Campanha têm sido utilizados na melhoria do atendimento aos pacientes e na conscientização da população em geral com relação à importância da prevenção e da detecção precoce da doença.