Inspiradas no Setembro Amarelo, alunas de Palmas criam projeto para ajudar jovens com sintomas de depressão

Depressão, ansiedade, solidão, práticas de automutilação e, até mesmo, falta de vontade de viver eram situações psicológicas vividas por vários alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, em Palmas (TO). Enquanto esses eram os sentimentos cotidianos de alguns estudantes, um grupo de alunas empáticas se mobilizou para transformar essa realidade. Inspiradas pela campanha de prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo”, as jovens e criaram o projeto “Guarda-chuvas amarelos”, um dos 11 premiados na 4ª edição do Desafio Criativos da Escola.

Com o slogan “seja um guarda-chuva na vida de alguém”, cujo lema é acolher, proteger e cuidar, as jovens desenvolveram ações na escola para ajudar os colegas a se sentirem à vontade para compartilhar sentimentos e, assim, quebrarem barreiras e conquistar novas amizades. Para isso, as garotas realizaram ações de acolhimento como o “correio amarelo”, com distribuição de cartas e bilhetes contendo mensagens positivas; montaram uma árvore de recados do bem; organizaram um concurso de poesias para valorizar a vida; promoveram distribuição de abraços dentro e fora da escola, e realizaram atividades culturais, como cine-debate e apresentações musicais.

Os “guarda-chuvas” abertos pelas meninas fizeram tanto sucesso que receberam apoio e adesão espontânea por parte de educadores, funcionários da escola e familiares dos alunos. O que era para ser uma iniciativa pontual, ganhou notoriedade e repercussão depois que o grupo organizou um grande evento em uma praça de Palmas. O sucesso foi tão grande que as jovens receberam convites para replicarem as ações em outras escolas e em um hospital. O objetivo é que o projeto siga ativo em 2019, já que alunos, professores e representantes da coordenação demonstram interesse em continuar com as ações iniciadas pelas jovens formandas.

Esta é a primeira vez que um projeto de Tocantins é premiado no Desafio Criativos da Escola. A cerimônia de premiação será no dia 4 de dezembro, em Fortaleza (CE), com a participação de três estudantes e um educador de cada um dos grupos selecionados. A transmissão do evento será feita ao vivo pelo canal do Youtube do Criativos da Escola.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Desafio contou com o apoio do programa Parceria Votorantim pela Educação, do Instituto Votorantim, nos 105 municípios onde desenvolve suas atividades. Um dos 11 projetos selecionados é fruto desta parceria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.