Com reconhecido prestígio em pesquisa e ensino há mais de 10 anos, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) anuncia a abertura de inscrições para o Curso de Graduação em Enfermagem e para o Curso de Graduação de Tecnologia em Radiologia, ambos para ingresso no primeiro semestre de 2023. As graduações fazem parte da Faculdade IDOR de Ciências Médicas, instituição reconhecida pelo MEC em 2017, que possui também cursos de Pós-graduação lato e stricto sensu e de curta e média duração.
As inscrições para esses dois vestibulares estão abertas até o dia 21 de novembro pelo site do IDOR e as provas presenciais estão marcadas para o dia 27 de novembro, das 9h às 12h30. As notas do ENEM também serão aceitas para o ingresso nas graduações e as inscrições vão até o dia 13 de outubro.
Ao todo, serão 60 vagas, sendo 45 para o Curso de Enfermagem e 15 para Tecnologia em Radiologia. O início das aulas está previsto para o dia 6 de fevereiro e serão ministradas nas dependências do IDOR, situado na Rua Diniz Cordeiro 30, em Botafogo, Rio de Janeiro, e também no Centro de Ensino e Treinamento IDOR – CET, situado na Rua Pinheiro Guimarães 22, também em Botafogo, Rio de Janeiro (RJ). Mais informações sobre os cursos, inscrições, bolsas e políticas de descontos no site do IDOR.
Graduação em Enfermagem
Com o objetivo de proporcionar uma formação sólida, completa e diferenciada ao aluno, a Graduação em Enfermagem da Faculdade IDOR está entre as melhores do país, tendo sido autorizada pelo MEC com nota 4, em uma escala de um a cinco, em quesitos como corpo docente e projeto pedagógico.
O curso traz diferenciais competitivos para os profissionais no mercado de trabalho, como a formação em quatro anos – um ano a menos do que a média das outras instituições -, início dos estágios em Unidades de Atenção Primária do SUS e hospitais da Rede D’Or a partir do segundo ano e um aprendizado que vai além da teoria e prática assistencial: foca também em habilidades de gestão de saúde, do paciente à unidade hospitalar, e em atividades de pesquisa, trazendo aos alunos toda a expertise e reconhecimento das pesquisas do Instituto D’Or e dos hospitais da Rede D’Or.
Outros destaques e diferenciais são: Estágio em unidades hospitalares de alta complexidade no último ano de curso, Programa de Monitoria com bolsa de estudo oferecido a partir do primeiro ano, e que garante aos alunos os primeiros contatos com a rotina hospitalar em funções não assistenciais, e Programa de Estágio Extracurricular no quarto ano que dá ao estudante a possibilidade de ter uma experiência assistencial mais robusta e diversificada ao se formar. Além disso, atendendo a última recomendação do MEC, o curso oferece, desde o primeiro ano, atividades de extensão multidisciplinares focadas na realização de programas de melhoria da saúde para a população, e que serão desenvolvidas com outros profissionais de saúde; além de pesquisas, com atuação em atividades realizadas pelo Instituto D’Or.
As aulas realizadas no prédio da Faculdade IDOR em Botafogo, no Rio de Janeiro, contam com infraestrutura completa tendo a tecnologia como destaque – simuladores, recursos multimídia, laboratório de microscopia, laboratório de Enfermagem equipado com peças anatômicas e simuladores e ambiente virtual de aprendizado aliado ao espaço físico. Com professores que também são profissionais atuantes nos hospitais da Rede D’Or, o curso traz aos estudantes as experiências clínicas vividas na prática pelos docentes.
Graduação de Tecnologia em Radiologia
O curso de Tecnologia em Radiologia foi o primeiro curso de graduação oferecido da Faculdade IDOR e tem como herança o DNA tecnológico e a expertise da Rede D’Or no diagnóstico por imagem. Com uma longa experiência na área e um enorme parque tecnológico em imagem desenvolvido, o curso une experiência e inovação, e possui uma infraestrutura equipada tanto para atividades práticas, como acadêmicas.
Dentre os diferenciais, estão: os alunos podem realizar o estágio curricular obrigatório nos hospitais da Rede D’Or, considerada a maior rede privada de hospitais do Brasil, com infraestrutura completa, equipamentos modernos e equipes qualificadas, o que possibilitará uma formação diferenciada; o corpo docente é formado por reconhecidos especialistas da área, atuantes nas unidades do grupo; e possibilidade futura de aproveitamento dos graduados como funcionários da Rede.
Ensino no Instituto D’Or e a Faculdade IDOR de Ciências Médicas
Fundado em 2010, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) é uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o avanço científico, qualificação, disseminação do saber e a inovação na área de saúde.
No pilar de Ensino, a construção da Faculdade IDOR de Ciências Médicas foi uma decisão importante para o Instituto. Aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2017, e tendo o IDOR como mantenedor, a Faculdade IDOR nasceu com a missão de fornecer cursos superiores de qualidade e formar recursos humanos na área de saúde, inicialmente no município do Rio de Janeiro, e iniciou suas operações com o lançamento do Curso de Graduação de Tecnologia em Radiologia.
Além da Faculdade, o Instituto oferece um programa de doutorado próprio, hoje com mais de 40 candidatos, coordena 60 programas de residências médicas, distribuídos em sete estados e no DF, oferece estágio acadêmico para graduandos de medicina (+160 estudantes estagiando hoje em hospitais da Rede) e desenvolve diversos cursos de especialização e pós-graduação latu senso.
Durante os últimos dois anos, o IDOR teve mais de 1.000 profissionais de saúde matriculados em seus cursos de extensão e especialização e envolveu mais de 10.000 médicos especialistas em diferentes áreas em um extenso calendário de eventos científicos.
Números ensino no IDOR:
+ 1.000 profissionais matriculados nos cursos de extensão e especialização
+ 10.000 médicos participando de eventos científicos a cada ano
+ 4.000 alunos entre 2016 e 2021
60 programas de residência médica em sete Estados + DF
+ 280 Médicos Residentes em formação
+ 40 Programas de Pós-graduação
1 programa de doutorado