Instituto Riachuelo se une à SAS Brasil para levar acesso à saúde especializada ao Sertão do país

O ano de 2022 é um marco para o Grupo Guararapes, afinal, são 75 anos de Riachuelo e um ano de trabalho do Instituto Riachuelo. Em meio às comemorações do ano, o Grupo estreia na 30ª edição do Sertões, que acontece de 26 de agosto a 10 de setembro. O rally vai percorrer cinco regiões do país em 15 dias, passando por oito estados (PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA) e 14 cidades. A edição histórica que ainda homenageará o bicentenário da Independência e os dez anos de expedição da startup social SAS Brasil (Saúde e Alegria no Sertões) no Sertões, também recebe o apoio do Instituto Riachuelo.

O objetivo é contemplar cinco cidades, do Paraná ao Pará, e realizar mais de 16 mil atendimentos para populações carentes, beneficiando a vida de mais de 20 mil pessoas e impactando diretamente a fila de espera do SUS para especialidades como oftalmopediatria, odontopediatria, dermatologia e ginecologia. “O semiárido brasileiro é o mais populoso do mundo. A má distribuição de renda e a situação de abandono são agravadas pela seca, condenando a população à pobreza extrema e a falta de acesso à educação e saúde. Fico muito orgulhosa de conseguir, em um ano de Instituto, expandir o trabalho que exercemos no Sertão do Rio Grande do Norte para outras regiões, é mais um pedacinho do nosso sonho se realizando”, Marcella Kanner, diretora de comunicação do Instituto Riachuelo e Head de comunicação corporativa e marca da Riachuelo.

Para realizar toda a ação, a SAS Brasil conta com 200 voluntários e uma estrutura itinerante de três Unidades Móveis de Saúde, carretas equipadas com consultórios especializados para procedimentos odontológicos, clínicos e até pequenas cirurgias ginecológicas e dermatológicas. Para crianças, as ações serão pelos projetos VerMagia, para atendimento oftalmológico e doação de óculos e no Sorrisaria, que oferece atendimento odontológico e educação em saúde bucal. Para adultos, diagnóstico para diabetes, exames e até cirurgias para a retirada de lesões precursoras de câncer de pele e de colo de útero.

“A 10ª Expedição Sertões é uma edição histórica e muito importante para a SAS Brasil. Em 2013, éramos apenas 8 amigos, duas caminhonetes e um enorme sonho de transformar o acesso à saúde especializada no Brasil e nem poderíamos imaginar que uma década depois teríamos essa dimensão e impacto”, diz a médica Adriana Mallet, uma das fundadoras e CEO da SAS Brasil.

Em algumas cidades, haverá ainda a capacitação de profissionais de saúde da região e o atendimento com médicos especialistas atendendo à distância, pela telessaúde.

Em 10 anos de atuação, unindo atendimentos presenciais e remotos, por telemedicina, a SAS Brasil já realizou mais de 180 mil atendimentos médico remoto e presenciais, em 30 especialidades de saúde, para mais de 350 cidades de 24 estados brasileiros, beneficiando mais de 290 mil pessoas.

“Apoios e patrocínios são fundamentais para que nossa organização continue trabalhando na missão de transformar o acesso à saúde especializada num país onde mais de 65 milhões de pessoas vivem em regiões sem médicos especialistas”, comenta Sabine Zink, fundadora e diretora da SAS Brasil.

A dimensão social dos Sertões conta com o apoio de embaixadores, pilotos e patrocinadores que poderão apoiar a organização com recursos financeiros ou logísticos que vão contribuir para transformar milhares de pessoas que moram nas cidades da rota. Confira no site o roteiro por dia da 30ª edição do Rally dos Sertões. Para doar e/ou saber mais sobre a SAS Brasil, acesse.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.