Inteligência artificial na indústria da saúde é tema da 7ª edição do CIMES

Visando fortalecer a inovação no setor nacional de saúde, a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) organiza entre os dias 22 e 23 de agosto, em São Paulo (SP), a sétima edição do CIMES (Congresso de Inovação em Materiais e Equipamentos para Saúde).

Este ano, o assunto central é “Inteligência Artificial na indústria da saúde: risco ou oportunidade?”. Durante os dois dias de evento, a importância da inovação em dispositivos médicos e odontológicos na era da inteligência artificial será detalhada em debates com grandes nomes nacionais e internacionais da indústria, da academia e do setor regulatório na área da saúde. Mais de 200 pessoas são esperadas no evento.

A cerimônia de abertura receberá grandes nomes. Franco Pallamolla, presidente da ABIMO, e Ruy Baumer, presidente do SINAEMO, recepcionarão representantes do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), do MS (Ministério da Saúde), do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), da Embrapii (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que abordarão o aspecto estratégico, regulatório e econômico da inovação na área de saúde no Brasil.

PROGRAMAÇÃO E CONVIDADOS

A agenda de apresentações começa com a Palestra Magna: “O futuro que já está acontecendo”, proferida pelos representantes da Full Face, empresa que atua com tecnologias de biometria, Danny Kabiljo e José Soares Guerreiro. Na sequência, o coordenador do GT da Indústria 4.0 da ABIMO, Donizetti Louro, moderará o talk show: “O que é inteligência artificial: realidade ou futuro?”, recebendo, entre outros convidados, o professor e diretor do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense, Esteban Clua; o pesquisador do Centro Global de Pesquisa da GE André Maximino; e o CEO da Streithorst Soluções Tecnológicas, Rodrigo Streithorst.

Na parte da tarde, acontecerão os painéis Médico-Hospitalar e de Odontologia. O primeiro abordará o tema “Onde estamos com a tecnologia?” com a presença de executivos dos maiores hospitais do país: Hospital Albert Einstein, por meio da Eretz.bio, a incubadora de startups; Sírio-Libanês; e Oswaldo Cruz. Essa palestra receberá ainda André Baptiston, representante do Grupo IMED e o coordenador do LAIS (Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde do Rio Grande do Norte), professor doutor Ricardo Valentim.

Já o Painel de Odontologia, com o tema “Tecnologias para o futuro da odontologia”, falará sobre navegação assistida, manufatura aditiva e análise inteligente de imagens, recebendo, sob a moderação do consultor da ABIMO e coordenador da Agência de Inovação do ISNF (Instituto de Saúde de Nova Friburgo) da Universidade Federal Fluminense, Claudio Fernandes, convidados internacionais, como Asbjorn Lokstad, professor do Departamento de Odontologia Clínica da Faculdade de Odontologia da Artic University of Norway; Dr. Max Gordon, cirurgião ortopédico do Hospital Danderyd e pesquisador do Karolinska Institute, da Suécia; e Dianne Rekow, ex-reitora do Instituto Politécnico da New York University.

Na quinta-feira (23), os painéis temáticos abrem o dia. Monica Calasans, da Universidade Federal Fluminense; Van Thompson, fellow em Cirurgia Bucomaxilofacial da Tufts School of Dental Medicine; o diretor científico da empresa DSP Biomédica; e Gustavo Klein, da DSP Biomédica, falarão sobre a experiência do usuário como um dos pilares da inovação, no painel voltado à odontologia.

As startups da área da saúde não poderiam deixar de participar do evento. Cinco delas farão apresentações no talk show “Ambiente evolutivo estratégico”, painel moderado por Donizetti Louro.

A humanização encerra esta edição do CIMES, trazendo à pauta a Ciência Humanitária, com a palestra de Ricardo Valentin, do LAIS. Por fim, a Palestra Magna “Humanização com a tecnologia” traz Luiz Felipe Pondé, filósofo e escritor brasileiro, doutor em filosofia pela FFLCH da USP com pós-doutorado na Universidade de Tel Aviv para fechar o evento.

RODADA DE INOVAÇÃO TRANSFORMA IDEIAS EM NEGÓCIOS

Durante o CIMES 2018, acontecerão as já tradicionais Rodadas de Inovação Tecnológicas, em que indústrias nacionais e centros de pesquisa e tecnologia com projetos compatíveis reúnem-se para transformar ideias em negócios. Este ano, as rodadas serão organizadas pela Embrapii, entidade que possui 42 unidades tecnológicas e levará 25 delas ao Congresso. As Rodadas de Negócios têm como propósito estabelecer uma relação mais próxima entre as unidades tecnológicas da Embrapii com as empresas do setor de equipamentos médicos, odontológicos e de laboratórios associadas à ABIMO.

Informações: cimes.org.br

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.