Inteligência artificial: Tecnologia auxilia no tratamento do hipotireoidismo

Segundo pesquisa da farmacêutica Sanofi e do Instituto Minds4Health, 25% das pessoas acometidas pelo hipotireoidismo, disfunção na tireoide, que é a glândula responsável por regular importantes órgãos do corpo, não tratam a comorbidade de maneira adequada. Além disso, 34% dos diagnosticados desconhecem as consequências desse problema que pode durar anos ou até a vida inteira, sendo responsável pela queda nas produções dos hormônios T3 e T4, importantes para o metabolismo e fornecimento de energia para o corpo. Hoje são mais de 2 milhões de brasileiros acometidos pelo problema. Por isso, é importante que a população tenha cada vez mais opções de tratamento à distância com médicos e enfermeiros 24 horas por dia.

Além disso, o uso da inteligência artificial aparece como um grande aliado para um diagnóstico prático e um acompanhamento remoto efetivo. Essa é a proposta da Kompa Saúde, healthtech que usa tecnologia baseada em IA para tornar a medicina de qualidade mais acessível para a população, e agora passa a oferecer a opção de tratamento do hipotiroidismo com médicos especialistas atendendo à distância.

Para marcar esse momento, a Kompa apresenta o seu aplicativo próprio, no qual os assinantes são submetidos a uma triagem para que o corpo médico possa se dedicar ao atendimento mais humanizado possível.

Outra novidade é a Karmen, a enfermeira virtual que já está em operação, que ajuda em um diagnóstico mais ágil e preciso. É importante dizer que os exames laboratoriais e tratamentos específicos ainda precisam ser presenciais, mas a comodidade e a praticidade de realizar todo o acompanhamento à distância tem sido um grande avanço na acessibilidade à saúde de qualidade por parte da população que tem apenas o SUS como opção.

“A ideia de disponibilizar essa linha de tratamento surgiu a partir de pesquisas realizadas pela empresa. O hipotiroidismo é uma das doenças mais buscadas na internet e acomete milhões de brasileiros que dependem do sistema de saúde pública ou até negligenciam o problema. Portanto, decidimos oferecer a este cidadão uma opção de saúde de qualidade, praticidade e custo benefício na palma da mão para que eles tratem este problema”, afirma Head of Growth da Kompa Saúde.

Como em todas as especialidades médicas, o tratamento via Kompa é multidisciplinar, onde vários profissionais de saúde trabalham em consenso sobre o melhor protocolo para atenuar sintomas e até buscar uma remissão do hipotireoidismo. Os casos são discutidos internamente de forma individual e através da sinergia entre os tratamentos e especialidades se torna diferenciado. A empresa desenvolveu toda uma linha de cuidados específica para portadores dessa condição e a partir dela monitora indicadores e mantém um planejamento de cuidados frequentes de forma que os pacientes possam ter a melhor qualidade de vida possível.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.