Internação Domiciliar do Hospital São Vicente cresceu 59,4% em 2021

Dra. Alessandra, coordenadora do serviço de Internação Domiciliar do HSV

O serviço de Internação Domiciliar (I.D.) do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), de Jundiaí (SP), atendeu um total de 4.246 pacientes no ano de 2021. Média de 354 pacientes ao mês. O número é 59,4% acima dos atendimentos realizados em 2.020, que registrou 2.664 pacientes, cerca de 222 ao mês. A maioria dos casos acompanhados pela equipe tem relação com o final do tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19 e que ainda necessitam de suporte de oxigênio.

O trabalho da equipe de I.D. tem sido primordial para a saúde de Jundiaí, especialmente nestes últimos anos em que há uma grande necessidade de leitos para a assistência de pacientes com Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). “A Internação Domiciliar é uma continuidade da assistência recebida durante a internação no hospital. Conforme o paciente se recupera e tem condições de seguir o tratamento em casa, é dada a alta, liberando um leito que pode ser usado por um paciente mais grave”, explica a médica coordenadora da equipe, Alessandra Pina Mattion.

O trabalho da ID, além de contribuir para que todos os recursos hospitalares sejam bem empregados, permite ao paciente que finalize seu tratamento de forma mais acolhedora, ao lado de seus familiares e no conforto do seu lar, mas com a mesma qualidade da assistência recebida no hospital. “O fato do paciente estar no convívio de seus familiares e num ambiente já conhecido permite que a assistência seja ainda mais humanizada. Além disso, há um risco menor para o paciente, que não fica exposto ao ambiente hospitalar, reduzindo chances de infecção”, destaca.

Em casa, o paciente recebe as equipes médica e de enfermagem, tem avaliação com fonoaudiólogo, psicólogo e nutricionista, além de realizar exames e avaliações. Atualmente a equipe é composta por 17 profissionais. A equipe realiza em média 716 visitas ao mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.