Pelo sexto ano consecutivo, o Laboratório de Análises Clínicas (LAC) do Hospital Estadual de Bauru (SP) recebeu o conceito “excelente” na avaliação de desempenho do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNQC). O PNQC é um programa de controle de qualidade externo que visa testar a qualidade dos exames clínicos dos laboratórios associados, atendendo a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) Nº 302 de 2005 da Anvisa.
A avaliação é feita por meio de amostras de sangue. Os resultados são submetidos à comissão de avaliação do programa para comparação com os valores esperados. Os resultados também são comparados com as análises dos demais laboratórios participantes de todo o Brasil. Para receber o certificado de excelência, o laboratório deve atingir 80% da pontuação mensal.
O Laboratório de Análises Clínicas do HEB é um setor de apoio ao diagnóstico. Por mês, a unidade realiza cerca de 80 mil exames. Além de atender toda a demanda do hospital, o setor é responsável pela análise clínica dos exames do Ambulatório Médicos de Especialidades (AME) Bauru, penitenciárias da região e dos municípios de Bocaina e Boracéia. A unidade também é referência para exame de malária em Bauru e nos demais municípios da região compreendida pelo Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-VI) e também na coleta de exame de DNA para investigação de paternidade.
Na área da microbiologia, o setor se destaca pela automatização na análise dos exames de cultura, liberando os resultados em até três dias. São 36 funcionários que cumprem a missão na unidade entre técnico de enfermagem, técnico de laboratório, farmacêutico bioquímico, biomédico, biólogo e oficial administrativo.