Laboratório SC é o primeiro de Blumenau a ser acreditado pelo SNA-DICQ

Quando um paciente retira um exame clínico e avalia o resultado, ele precisa ter segurança de que todo o processo, desde a coleta até a entrega do laudo, tenha seguido normas e padrões garantindo a confiabilidade dos resultados. O Laboratório Santa Catarina é o primeiro em Blumenau a obter a acreditação do Sistema Nacional de Acreditação – DICQ, patrocinado e sob tutela da SBAC (Sociedade Brasileira de Análises Clínicas), que atesta a realização de exames clínicos, com processos padronizados, seguindo normas internacionais de qualidade.

O trabalho para adequação às diretrizes da acreditação levou um ano e meio entre processos de melhoria, implantação e auditoria. “O Laboratório SC tem em seu DNA a busca incessante por aperfeiçoamento e melhorias, e a acreditação veio validar a qualidade e segurança do nosso rol de serviços prestados à comunidade”, destaca a Gestora de Qualidade, Karoline Mayara Pellin.

Entre os inúmeros investimentos realizados, destacam-se a reestruturação do transporte de amostras, agora com carros refrigerados e controle de temperatura em tempo real, e a contratação de um sistema automatizado para gestão da qualidade, documentos e não conformidades. “Todos os procedimentos dentro do Laboratório SC são automatizados, com interface entre os sistemas, garantindo um controle rígido de toda a amostra identificada, que leva um código de barras no momento da coleta e é acompanhada até a entrega final do resultado. Todas as etapas são extremamente importantes para que não haja erro ou manuseio inadequado da amostra, por isso manter a temperatura ideal durante o transporte é um dos pontos que priorizamos e direcionamos um alto investimento com a adequação da frota”, frisa Karoline.

Todas as oito unidades da rede em Blumenau, duas em Gaspar e uma em Camboriú seguem os padrões e normas do Sistema Nacional de Acreditação – DICQ e a manutenção da acreditação é realizada com auditoria anual do órgão. “Nosso maior desafio é oferecer o que há de mais moderno e seguro em saúde diagnóstica às comunidades do Vale de Itajaí e, por isso, não medimos esforços para nos adequar e inserir o Laboratório SC nesses 3% de laboratórios acreditados. É com grande orgulho que colocamos a cidade de Blumenau na lista premium de serviços laboratoriais confiáveis e que seguem normas internacionais de qualidade”, enfatiza o farmacêutico-bioquímico do Lab SC, Eduardo José Cury Schmid.

Laboratório SC

Há 47 anos o Laboratório Santa Catarina é referência no Vale, pioneiro em exames na área de cardiologia e automação em hemostasia na hematologia. Com exames avançados de alta tecnologia em todos os setores, a rede atende por mês em média 10 mil pessoas e realiza mais de 70 mil exames mês. Além disso, possui o serviço diferenciado de atendimento in loco, com a coleta VIP, domiciliar, empresarial, clínicas médicas e medicina ocupacional. A qualidade e confiabilidade nos serviços também foi evidenciada no início da pandemia da Covid-19, com a certificação pelo Lacen para realização de exames RT- PCR para SARS-Cov-2, testes do coronavírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.