‘Live JR’ discute desafios da vacinação no Brasil e projeções para imunização da população

A ‘Live JR’ transmitida nesta sexta-feira (7), no portal R7 e no canal do YouTube da Record TV, teve como tema a vacinação contra Covid-19 no Brasil. A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabella Ballalai, e o diretor da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renato Kfouri foram entrevistados, ao vivo, pelos jornalistas Celso Freitas e Luiz Fara.

O processo de vacinação da população brasileira contra a Covid-19 passa por diversos desafios, da logística à falta de insumos para a produção dos imunizantes. Diversas capitais estão com problemas de abastecimento que preocupam os cidadãos que já tomaram a primeira dose e não sabem se conseguirão tomar a segunda dentro do prazo estipulado.

De acordo com Ballalai, a situação não é ideal, mas o atraso na segunda dose não impacta no tratamento da população. “Quem atrasar por algum motivo, por falta da vacina, porque ficou doente, não vai precisar recomeçar o esquema de doses. Vai tomar a segunda dose assim que possível e não vai perder a possibilidade de ficar protegido contra a Covid-19”, afirmou a especialista.

No país, mais de 34 milhões de brasileiros receberam a primeira dose, enquanto pouco mais de 17 milhões já receberam também a segunda e completaram a imunização. Apesar dos números, a porcentagem total ainda segue baixa, com cerca de 8% da população completamente imunizada. Para os especialistas, a vacinação do grupo de risco deve ser imunizada com a primeira dose até julho, o que já vai representar um impacto em hospitalização e mortes significativo no segundo semestre.

Apesar dos avanços da vacinação dos grupos de risco, o cenário ainda não é positivo. Dois-terços da população ainda aguardam a imunização e sofrem os impactos da doença. “No curto prazo não estamos bem, temos falas, dificuldades de conseguir doses, vacinando muito lentamente a nossa população. No médio e longo prazo acho que a expectativa é melhor, especialmente no longo prazo com a aquisição de tecnologia e produção nacional, com independência de insumos internacionais”, afirma Kfouri.

Além da vacinação contra a Covid-19, os especialistas comentaram também sobre a vacinação contra a gripe. De acordo com Kfouri, a imunização contra a gripe é outra importante ferramenta no combate contra a Covid-19 já que a gripe, em casos graves, necessita de cuidados e recursos semelhantes. O pediatra alerta: “Uma vacina é para gripe e outra é para Covid, não há nenhuma expectativa de proteção de quem tomou a vacina da gripe ficar protegido de Covid e vice-versa.”

Os especialistas também destacaram a importância das outra estratégias de prevenção como o uso adequado de máscaras, o distanciamento social e a higienização das mãos.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.