Livro “Hipertensão” chega à terceira edição revisado e atualizado

A importância do estudo e compreensão da hipertensão arterial sistêmica, doença silenciosa grave que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) vitima 9,4 milhões de pessoas por ano no mundo, mobilizou os editores e cardiologistas Andréa A. Brandão, Celso Amodeo e Fernando Nobre a lançarem a terceira edição de ‘Hipertensão’, pela Manole, verdadeiro manual, que reúne textos de especialistas na área: cardiologistas do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). De acordo com os editores, o progresso científico do conhecimento médico, desde 2012 quando foi lançada a segunda edição, mais do que justifica a revisão, atualização e ampliação do trabalho para servir de guia seguro e útil aos profissionais.

A nova edição é constituída por 68 capítulos em oito seções, com assuntos da mais alta relevância sobre o tema hipertensão: “Conceituação, epidemiologia e prevenção”; “Patogênese: papel dos principais determinantes na gênese e sustentação da hipertensão arterial sistêmica”; “Medida da pressão arterial e avaliação do dano vascular”; “Classificação, estratificação de risco e avaliação complementar”; “Tratamento não medicamentoso”; “Tratamento medicamentoso e intervencionista”; “Situações especiais” e “Hipertensão arterial secundária”.

Organizado de modo didático, trata-se de uma obra completa para consulta de informações básicas de uma doença altamente estudada e que ganha novas diretrizes de diagnóstico e tratamento a cada ano. O lançamento de ‘Hipertensão’ acontece durante o 42º Congresso de Cardiologia da SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, em junho, em São Paulo.

Editores

Andréa A. Brandão é professora titular de Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), coordenadora do Setor de Hipertensão Arterial da Disciplina de Cardiologia da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ, vice-presidente do Conselho Administrativo da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) 2022, além de presidente do Departamento de Hipertensão Arterial da SBC 2006-2007 e fellow da European Society of Cardiology e do American College of Cardiology.

Celso Amodeo é cardiologista e nefrologista colaborador do Setor de Cardiopatia Hipertensiva da Disciplina de Cardiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, ex-presidente do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e vice-presidente da SBC em 2021. Também foi presidente interino da SBC em 2021 e é atual membro do Conselho Administrativo da SBC (2022).

Fernando Nobre é doutor pela Universidade de São Paulo (USP), colaborador da Seção de Cardiologia da USP Ribeirão Preto, ex-presidente do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia e também da Sociedade Brasileira de Hipertensão. É fellow do American College of Cardiology e da European Society of Cardiology, além de membro do Inter-American Society of Hypertension.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.