Conferencista internacional, que abordará no Brasil os desafios da cardio-oncologia, ressalta importância das vacinas para proteger também o coração

Dan Zlotoff

O cardiologista clínico, Dan Zlotoff, do Massachusetts General Hospital, convidado internacional do 42º Congresso de Cardiologia da SOCESP (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), vai abordar em sua conferência os desafios mundiais da cardio-oncologia. Dan Zlotoff é um pesquisador das características clínicas e fisiopatológicas da miocardite associada a inibidores de checkpoint imunológico, ou seja, as células cancerígenas, que usam esses pontos de controle (checkpoint) para evitar serem atacadas pelo sistema imunológico.

“Discutirei a incidência e o significado clínico da miocardite associada ao inibidor de checkpoint, que está ocorrendo com mais frequência a cada ano devido ao crescente uso de inibidores em cuidados oncológicos. Vou explicar por que os cardiologistas devem estar preparados para reconhecer e diagnosticar essa condição”, explicou o especialista americano. O Massachusetts General Hospital, em Boston, é vinculado à Harvard Medical School, e é o terceiro hospital mais antigo dos Estados Unidos.

“O campo da cardio-oncologia está se expandindo e novas descobertas estão sendo publicadas mais rapidamente do que nunca. Encontros como o Congresso da SOCESP são locais valiosos para compartilhar dados recentes com um público mundial e incentivar novas pesquisas e colaborações clínicas”, ressaltou Dan Zlotoff, em entrevista exclusiva.

O cardiologista do Massachusetts General Hospital ainda destacou a importância das pessoas retomarem os tratamentos cardiovasculares no pós-Covid, além de não deixar de lado a prevenção aos fatores de risco para o coração. “Os cardiologistas têm uma obrigação, particularmente importante, de incentivar seus pacientes a manter estilos de vida saudáveis ​​e a procurar atendimento médico para fins preventivos e de tratamento”, recomendou. Dan Zlotoff ainda complementou falando sobre a importância da imunização: “devemos enfatizar que as vacinas são seguras, eficazes e a melhor maneira de se proteger das graves consequências da infecção por Covid-19.

O 42º Congresso de Cardiologia da SOCESP será realizado, nos dias 16, 17 e 18 de junho, no Transamérica Expo Center, e reunirá dezenas de conferencistas internacionais e nacionais, líderes acadêmicos e com larga experiência clínica.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.