MDHealth e BCRI oferecem pós-graduação oficial em pesquisa clínica

A MDHealth, uma das maiores plataformas de ensino médico da América Latina, acaba de incluir em sua grade de cursos uma pós-graduação oficial em pesquisa clínica, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), com início das aulas previsto para 4 de agosto e duração de um ano. Junto ao Instituto Brasileiro de Pesquisa Clínica (BCRI), a empresa busca contribuir para amenizar um dos grandes gargalos na área da saúde: a carência de informações técnicas aprofundadas, de alta qualidade cientifica e didáticas, em diversas áreas do conhecimento médico.

As aulas acontecerão no formato EAD para possibilitar que profissionais de todo o país possam participar, mesmo aqueles que atuam em áreas mais remotas, contribuindo com a democratização do conhecimento e a equidade no ensino médico. O curso foi idealizado, criado e será supervisionado pelo renomado médico, Prof. Dr. Renato D. Lopes, fundador e diretor-executivo do BCRI e professor titular da Divisão de Cardiologia da Duke University (EUA).

A pós-graduação lato sensu em Pesquisa Clínica oferece formação abrangente e especializada nos diferentes temas relacionados à área, com aulas ao vivo e atividades teóricas e práticas. “A pesquisa clínica é uma área de conhecimento essencial na saúde e prática médica diária. Como pudemos acompanhar durante a pandemia, o conhecimento médico, por meio da análise crítica da literatura é fundamental para a boa prática clínica, à medida que novas descobertas na medicina aparecem com o potencial de salvar milhões de vidas”, destaca Dr. Lopes.

Entre os diferenciais do curso, estão uma parceria internacional com o maior instituto acadêmico de pesquisa clínica do mundo – o Duke Clinical Research Institute da Duke University, visando incluir os alunos na comunidade internacional da pesquisa clínica e um corpo docente formado por profissionais da saúde com experiência na condução de grandes ensaios clínicos em centros internacionais, como o Grupo TIMI da Harvard University, o centro de pesquisa da Uppsala University na Suécia, entre muitos outros.

O BCRI foi a primeira instituição de pesquisa clínica acadêmica (ARO) criada na América Latina, em 2008, e é uma extensão do Duke Clinical Research Institute (DCRI). O instituto tem o objetivo de aprimorar, formalizar e profissionalizar os aspectos operacionais e científicos inerentes ao desenvolvimento e condução da pesquisa clínica, respeitando os princípios éticos e as regulamentações nacionais e internacionais.

A parceria entre o BCRI e a MDHealth é resultado de um fator em comum: o propósito. “Compartilhamos os mesmos princípios de democratizar o ensino e capacitar médicos e profissionais da saúde em todas as regiões do país, por isso, essa parceria faz muito sentido. A MDHealth está sempre buscando as melhores formas de produzir e transmitir conteúdos independentes e de alta qualidade científica para os profissionais da área. Eles também investem em tecnologia, transmitindo esses materiais em diferentes formatos e canais, visando difundir e expandir a educação médica 360°”, comenta Dr. Renato Lopes.

A MDHealth foi criada em 2017 e, no ano passado, recebeu um aporte de R$ 20 milhões para expandir os trabalhos. Em apenas cinco anos, a startup já se estabeleceu como uma das maiores empresas de educação médica independente da América Latina. “Nosso objetivo é fazer a conexão entre o conhecimento e a saúde, por meio de um conteúdo de qualidade e alinhado com a agilidade do fast learning, sempre com a curadoria dos principais especialistas do país. Esse será o primeiro curso de pós-graduação incluído na grade da companhia e esperamos contribuir e fazer a diferença em uma área que precisa ser muito mais valorizada em nosso país”, ressalta Thomas Almeida, CEO da MDHealth.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.