“Vencer o Câncer de Pulmão e Mesotelioma Pleural” destaca um dos tumores mais incidentes

O tratamento de câncer de pulmão é bastante complexo e envolve diversas especialidades. Muitas vezes é difícil para o paciente e seus familiares entenderem as possibilidades envolvidas, opções de exames, tratamentos e toda a jornada. Até mesmo para profissionais de saúde que não atuam diretamente com o tumor, conhecer e compreender a diversidade de dados pode ser difícil.

Para levar essas informações de forma acessível a esses públicos, os oncologistas Antonio Buzaid, um dos fundadores do Instituto Vencer o Câncer (IVOC) e Diretor Médico Geral do Centro de Oncologia e Hematologia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo; William Nassib William Júnior, Diretor Médico de Oncologia Clínica e Hematologia do Centro de Oncologia e Hematologia da BP; e Suellen Nastri Castro, médica titular do Centro de Oncologia e Hematologia da BP lançam o livro ‘Vencer o Câncer de Pulmão e Mesotelioma Pleural’. Este é o quarto volume da coleção lançada pelo IVOC, que já abordou aspectos gerais da Oncologia e os tumores de mama e de próstata.

Para Antonio Buzaid, é preciso colocar o câncer de pulmão em maior evidência, por conta do número de casos elevados e pelas novidades no tratamento. “Temos medicamentos novos que melhoram a sobrevida e qualidade de vida dos pacientes”, ressalta. Este tipo de tumor ainda apresenta os menores índices de sobrevida em todo o mundo. Mais da metade dos casos são diagnosticados em fase avançada, representando um dos maiores desafios de saúde pública na atualidade.

“Tentamos mostrar a complexidade de forma simples, para que todo mundo consiga ler e entender”, comenta a oncologista Suellen Castro. “O livro traz informações atualizadas sobre mesotelioma e câncer de pulmão, de fonte confiável e de fácil entendimento. Como o mesotelioma é um tumor bem raro, foi importante incluir esse tema no câncer de pulmão, uma vez que os oncologistas clínicos e cirurgiões torácicos também tratam os pacientes com mesotelioma”.

A obra abrange toda a jornada do paciente, desde os dados sobre os que têm maior risco de desenvolver a doença, rastreamento, diagnóstico, detalhamento sobre como é feita a biópsia. “Antigamente era preciso fazer cirurgia para a biópsia. Atualmente existem formas bem mais simples, com biópsia guiada por tomografia, que traz menos riscos de complicação. Depois do exame tem a definição do tipo de tumor e opções de tratamento. No livro abordamos como estão hoje as técnicas de radioterapia, cirurgia, as indicações de outros tratamentos depois desses procedimentos. Explicamos bem sobre quimioterapia, imunoterapia, terapia-alvo, o que fazer quando a doença já é avançada e como é feita a escolha do tratamento para os pacientes. Tratamos ainda da importância da equipe multidisciplinar”.

O livro conta com 23 capítulos que destacam os variados aspectos da doença, incluindo as diferentes classificações do câncer de pulmão. Como o tabagismo é o maior fator de risco, há um capítulo exclusivo sobre o tema, explicando como é e o que fazer para parar de fumar, detalhando porque é importante, seja na recuperação da cirurgia, para fazer radioterapia ou outro tratamento. O cigarro interfere no metabolismo de alguns remédios.

“O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão”, ressalta o oncologista William Nassib William Júnior. Além de destacar este fator, é importante informar que “hoje em dia existe rastreamento com tomografia do pulmão, assim como as mulheres fazem exames preventivos de mama, Papanicolau”, explica o médico. “Há a tomografia, especialmente indicada para fumantes ou ex-fumantes, que consegue detectar a doença em estágio inicial e aumentar a chance de cura. Em geral, é indicada para pessoas acima dos 55 anos, com histórico importante de tabagismo ou que pararam de fumar há menos de dez ou quinze anos”, diz William.

O livro ‘Vencer o Câncer de Pulmão e Mesotelioma Pleural’ vai ser lançado oficialmente no dia 31 de agosto, a partir das 18h, pelo Canal do Instituto Vencer o Câncer no YouTube. Os autores vão falar sobre os principais destaques da publicação, em uma transmissão ao vivo mediada pelo jornalista Fernando Rocha. Após o lançamento, estará disponível para download no portal www.vencerocancer.org.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.