Logística de esterilizáveis: soluções em CME para processamento, transporte e armazenagem de dispositivos médicos

O Centro de Materiais e Esterilização (CME) é um setor de apoio técnico à todas as áreas assistenciais do hospital e responsável pelo processamento, armazenamento e distribuição dos dispositivos médicos (DM) requeridos pelas unidades que prestam assistência direta ao paciente.

Para uma assistência segura e de qualidade é necessário o cumprimento de uma série de requisitos como: DM fabricados de acordo com as normas nacionais e internacionais, registrados nos órgãos sanitários do país, apresentando funcionamento e performance que atendam às necessidades dos procedimentos assistenciais, adequadamente limpos, preparados e esterilizados. É fundamental que sejam disponibilizados com precisão e corretamente quanto ao horário, local, quantidade, procedimento, paciente e equipe profissional. Dentro deste contexto o processo logístico representa uma etapa de grande importância para o atendimento de todas as condições.

A logística em CME é o processo de planejamento, implementação e controle dos fluxos de entrada, atendimento às demandas e as saídas dos DM, de forma eficiente e economicamente eficaz dos produtos, bem como de todas as informações relacionadas a estas atividades, desde a limpeza até o ponto de uso, com o objetivo de atender prontamente às necessidades dos pacientes e profissionais.

O gerenciamento do processo logístico, além de outros fatores envolve a previsão, provisão, armazenamento, distribuição e transporte dos DM de forma segura e eficaz, garantindo assim a manutenção da integridade dos produtos, embalagens e consequentemente a esterilidade até o ponto de uso.

Uma logística eficaz auxilia na gestão de riscos, redução de custos e otimização dos processos que resultam em maior competividade para a instituição.

Para atender aos critérios de boas práticas e os aspectos ergonômicos deste processo, é necessário contar com os recursos adequados para o armazenamento, como os estantes e carros de transporte abertos e fechados para anteder as características e especificidades dos DM que são disponibilizados.

É de conhecimento dos gestores que mobiliários inadequadamente planejados podem significar um risco potencial para os profissionais que atuam no CME e para os DM processados, sendo assim, a ergonomia e organização são fatores decisivos para a prevenção de acidentes de trabalho, diminuição do stress e da insatisfação relacionada às atividades e ao ambiente de trabalho.

Para auxiliar os seus clientes no gerenciamento e logística de esterilizáveis a FAMI Tecnologia Médica disponibiliza uma linha completa de mobiliários para CME composta por estantes, mesas de preparo, mesas de trabalho, carros de transporte abertos e fechados e suportes de parede para cestos. Estes produtos são fabricados em aço inox de excelente qualidade e custo-benefício.

A linha de mobiliários FAMI possibilita uma excelente organização do CME além de atender as exigências normativas relacionadas a segurança dos profissionais e dos DM em todos os seus aspectos. São soluções personalizadas com os mais altos níveis de precisão e higiene, projetadas e produzidos seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade internacional, com custo acessível ao cliente final.

Tel: (11) 3775-0300

E-mail: info@fami.com.br

Site: www.fami.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.